Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereador Enéias Clarindo é homenageado pelo Tucanafro/RS

Publicado em 19/11/2018.
Parlamentar recebeu a medalha Ubuntu
Vereador Enéias Clarindo é homenageado pelo Tucanafro/RS

Foto: Assessoria vereador

Em cerimônia realizada na Assembleia Legistiva na última terça-feira (13), a Presidente do Tucanafro/RS, Gabriela Cruz, homenageou o relevante trabalho do Vereador Enéias Clarindo (PDSB) com a medalha Ubuntu: "A luta não é só do negro. É de todos nós."
medalha Ubuntu: "A luta não é só do negro. É de todos nós."
Como homenagem dos 10 anos de intensa e promissora atuação do Tucanafro/RS, Clarindo destacou o grande privilégio em contribuir para a formação inicial da equipe Tucanafro no Diretório do PSDB/Pelotas. O Vereador ainda salientou que o seu trabalho parlamentar tem permanente envolvimento com ações que promovam a cultura negra no diálogo político-partidário.
Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Enéias Clarindo (PSDB)

Dia da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil

Publicado em 14/11/2018.
Vereador Enéias (PSDB) destaca a data e fala da sua história com a Igreja.
Dia da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil

Foto: assessoria de imprensa

Com imensa gratidão a Deus, celebramos nesta quinta-feira (15) o Dia da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Sua extraordinária história, com líderes e membros que tão fervorosamente tem servido ao Reino de Deus nos quatro cantos de nossa nação, não apenas transmitem o seu legado com a propagação do evangelho, mas também através de um intenso investimento em obras sociais em seus inúmeros programas de cooperação para a valorização e auxílio aos carentes e desvalidos, consolidam a cada instante a Igreja do Evangelho Quadrangular como uma das maiores denominações evangélicas no Brasil.

De forma muito pessoal hoje, a memória do meu coração me faz lembrar que nestes 35 anos de membresia na Quadrangular, servindo a esta causa com dedicação e fidelidade, me permite constatar que com o passar dos anos, o chamado de Deus para a minha família nesta obra, ainda que com grande esforço e renuncia, tem sido agraciada com a contínua manifestação da boa, agradável e perfeita vontade de nosso Deus e Pai. Literalmente, a história da família Clarindo se entrelaça com a própria história da Quadrangular na cidade de Pelotas e região.

Meu pai, o matogrossense Adolpho Alves Clarindo Filho, mais conhecido como o saudoso Reverendo Clarindo Filho, e minha mãe, a bauruense Rosemari Falcão Clarindo, atenderam ao chamado divino para vir cooperar com a causa do Reino de Deus na cidade de Pelotas no ano de 1969. Em uma viagem de mais de 1500 km a partir do interior paulista, precisamente na cidade de Bauru, nossos pais chegaram ao destino pelotense. Na ocasião, eu com 5 anos de idade, e minha irmã, Pastora e Professora Dirce Helena Clarindo, com apenas 4 anos.

E nestes 49 anos em que a família Clarindo tem vivido para a missão Quadrangular na cidade de Pelotas, em ocasião oportuna, Pra. Dirce ministrou que “a Igreja do Evangelho Quadrangular tem proclamado a mensagem divinal de que Jesus salva, batiza com o Espírito Santo; que Jesus cura, e que em breve Jesus voltará!” E como resultado frutífero desta mensagem em cinco décadas desta obra em nossa cidade de Pelotas, não há quem possa contar quantas milhares de pessoas tiveram as suas vidas resgatadas tão somente pelo poder da Palavra de Deus. De acordo com o Reverendo João Claudemir de Angelis, Superintendente Regional da Quadrangular, a denominação em Pelotas conta atualmente com 32 igrejas, tendo aproximadamente 5000 membros, tem crescido em sua missão e batizado cerca de 700 a 800 pessoas por ano.

Os números atuais demonstram a força e a grandeza da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Em mais de seis décadas de sua fundação, a Quadrangular conta com mais de 17 mil templos e obras abertas e estruturadas em todo o país. Mais de 30 mil obreiros estão levando os ensinamentos de Jesus a mais de dois milhões de pessoas em 22 nações. São 35.159 ministérios ativos em todo o Brasil, 23.331 obreiros credenciados, 3.640 aspirantes e 8.188 Ministros. O Estado com maior número de ministros do evangelho (obreiros, aspirantes e ministros) é São Paulo, com oito mil pastores, seguido por Minas Gerais, com seis mil e Paraná, com 4800. Ao todo, são mais nove mil igrejas cadastradas e cerca de duas mil congregações, totalizando mais 11 mil igrejas em todo o Brasil.

Por fim, neste tempo de grande júbilo, cabe ainda destacar o importante e insubstituível papel da mulher no progresso da missão Quadrangular. Desde sua fundação, através da evangelista Aimée Semple McPherson, mais conhecida como "Irmã Aimee", a Igreja do Evangelho Quadrangular em 1° de janeiro de 1923, em Los Angeles, Califórnia, inaugurou a sua sede internacional Angelus Temple, na época com capacidade para cinco mil pessoas. Nos primeiros meses, sob a liderança da Irmã Aimee, sete mil pessoas se converteram a Jesus. Trinta dias depois, foi inaugurado o Instituto de Treinamento Evangelístico e Missionário e uma sala de oração, consagrada e tendo como base o versículo “orai sem cessar”. Aimée dirigia 21 cultos por semana, participava de eventos públicos. No mundo, conta-se que a obra evangelística iniciada pela Irmã Aimee obteve uma impressionante adesão de mais de 7.000.000 pessoas, através de 68.000 igrejas, em 136 países .

A Igreja do Evangelho Quadrangular realmente foi concebida e revestida do amor gracioso e misericordioso do nosso Deus e Pai. O seu grande êxito em promover um relevante crescimento do Reino de Deus, está no fato de, desde a sua fundação, contar exclusivamente com a direção divina. Parabéns família Quadrangular, pois no dizer do escritor da Epístola aos Hebreus: “Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos (Hb 6.10)”.


Texto: Assessoria do vereador Enéias Clarindo (PSDB)

Projeto de Lei mães Crecherias é sancionado no município

Publicado em 13/11/2018.
PL é de autoria da vereadora Daiane Dias e do vereador Anderson Garcia
Projeto de Lei mães Crecherias é sancionado no município

Foto: Assessoria Câmara - Volmer Perez

Na sexta-feira (9), a prefeita Paula Mascarenhas sancionou a Lei 6.629/2018 que institui o programa Creche Domiciliar. De autoria da vereadora Daiane Dias e do presidente da Câmara, vereador Anderson Garcia, a legislação regulamenta a atividade das mães crecheiras, que prestam cuidados – em suas residências – a crianças de 0 a 5 anos, em turno integral ou contraturno.

A iniciativa foi proposta em parceria com o Ministério Público, através da Promotoria da Infância e Juventude, representada pela Dra. Luciara Robe, além dos Conselhos de Direito e das secretarias de Assistência Social e Saúde.

A vereadora salienta que a lei visa a regulamentação de um serviço que já existe, porém na informalidade. “Não se trata de uma unidade com fins educacionais, e sim de cuidados. Não criamos uma atividade, nós regulamentamos e estabelecemos regras para a prática de um serviço que já existe”, disse Daiane.

Lei 6.629/2018
Para aderir ao programa a mãe crecheira deverá ter experiência de dois anos na área, ser alfabetizada, não estar inserida no mercado formal ou informal de trabalho e possuir imóvel adequado.

São condições para o desempenho da atividade de creche domiciliar o atendimento a, no máximo, cinco crianças com idades entre zero e cinco anos, as crianças a serem atendidas devem residir no mesmo território da creche e o local para a implantação do Programa Creche Domiciliar deve ser de fácil acesso à comunidade a qual se destina, preferencialmente, em áreas de grande concentração de pessoas e famílias que se incluam na faixa de vulnerabilidade social. O local deve ter boas condições de salubridade e possuir espaço externo cercado e delimitado. Através das secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação e Desporto e do Conselho Municipal da Mulher, será formada uma comissão para desenvolver um treinamento mínimo às mulheres interessadas em exercer a função.

A vereadora Daiane Dias encerra o ano com 15 projetos de lei apresentados ao Poder Executivo. Destes, 13 foram aprovado e está no aguardo da aprovação do 14º, que trata sobre a Capacitação em Primeiros Socorros aos servidores de todos EMEIs do município.

Texto: Assessoria de Imprensa - Vereadora Daiane Dias (PSB)

Assista a reportagem produzida pela TV Câmara Pelotas

Fabrício Tavares pede aprovação do Código de Convivência

Publicado em 08/11/2018.
Vereador quer amplo debate sobre o tema
Fabrício Tavares pede aprovação do Código de Convivência

Foto: Assessoria Câmara Municipal - Lenise Slawski

Na manhã desta quinta-feira, o vereador e líder do governo na Câmara, Fabrício Tavares (PSD), foi a tribuna para reforçar a necessidade do legislativo aprovar o código de convivência, pois há a necessidade de uma resposta a população em relação a questão que trata do sossego público. Tavares salientou que apesar dos esforços da fiscalização, existe uma migração dos locais das "aglomerações" nas ruas e que afetam a tranquilidade dos moradores do entorno desses locais. A administração municipal conseguiu resolver o problema pontual que havia na frente da Universidade Católica, mas aquele grupo acabou migrando para um bar localizado na rua Tiradentes entre as ruas Santa Cruz e Almirante Barroso. O mesmo acontece ao longo da Avenida Dom Joaquim em muitas madrugadas. Não diferente do que acontece aos sábados de madrugada na Avenida Bento Gonçalves esquina Barão de Santa Tecla. O barulho do som oriundo dos carros, a aglomeração de pessoas e o consumo desenfreado de bebidas alcóolicas nesses locais compromete o sossego de moradores em hora de descanso. 

A ideia do projeto é dar respaldo a Guarda Municipal e estabelece, além das próprias regras, a aplicação de multas aos infratores que são responsáveis pelas irregularidades. "Sempre ouvi, desde pequeno, que a nossa liberdade vai até onde podemos ferir a liberdade do outro. Portanto devemos aprovar alterações necessárias ao código de convivência do município que são de interesse de todos os pelotenses e quase um consenso entre nós vrereadores', enfatizou Fabrício Tavares.

"Já faz quase um ano que o Código de Convivência está tramitando na Câmara Municipal, existe um quase consenso de que algo necessita ser feito entre os vereadores, então não entendo porque a demora em atender uma demanda que é da maioria da população", concluiu o vereador.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares (PSD)

Festas do Morango, Pêssego e Uva agora fazem parte do calendário oficial de Pelotas

Publicado em 08/11/2018.
A lei sancionada é de autoria da vereadora Zilda Bürkle
Festas do Morango, Pêssego e Uva agora fazem parte do calendário oficial de Pelotas

Foto: Assessoria Câmara Municipal - Volmer Perez

A lei que inclui a Festa do Morango, a Festa do Pêssego e a Festa da Uva no calendário oficial do município foi sancionada pela prefeita Paula Macarenhas. O projeto é de autoria do mandato da vereadora Zilda Bürkle (PSB). O encontro entre o poder legislativo e executivo aconteceu na tarde da última quarta-feira (07) na Prefeitura Municipal.

Lei foi sancionada pela Prefeita Paula Mascarenhas

As festas são atividades que ocorrem anualmente em nosso município e por isso a importância da inclusão no calendário.

A vereadora Zilda destaca que esta Lei possui diversos pontos positivos, sendo que o mais importante deles é o reconhecimento e a valorização do trabalho desempenhado pelas inúmeras famílias de produtores rurais e agricultores que exercem o plantio de frutas como o pêssego, a uva e o morango, assim como também movimenta a economia e o turismo na zona rural.

A Festa Municipal do Morango acontece nos dias 10 e 11 de novembro na Comunidade Redentor, localizada em Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas. Já a Festa do Pêssego vai ser realizada no dia 02 de dezembro em local de fácil acesso – a pouco mais de 100 metros à direita, sentido Pelotas/Canguçu, do trevo de entrada a Morro Redondo (BR-392), no Salão da Indústria. A festa da Uva ocorre no mês de janeiro.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Zilda Bürkle (PSB) 

Confira a reportagem produzida pela TV Câmara Pelotas

Vereador Marcus Cunha sugere projeto em separado sobre perturbação do sossego

Publicado em 08/11/2018.
Tema faz parte do Código de Convivência que tramita há um ano no Legislativo
Vereador Marcus Cunha sugere projeto em separado sobre perturbação do sossego

Foto: Assessoria Câmara Municipal - Lenise Slawski

A situação enfrentada por moradores de diversos locais da cidade foi tema de discussão no plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira, 08/11/2019. “É um total desrespeito à vida das pessoas, que narram coisas que não podemos reproduzir aqui”, disse Marcus Cunha, líder da Bancada do PDT. O vereador sugeriu que o Legislativo aprecie, em separado, o artigo que trata da perturbação do sossego e que está incluído no Código de Convivência do Executivo, que há um ano tramita na Câmara.

“Só tem um artigo no Código sobre perturbação do sossego, quando no total são 66 artigos, que são igualmente importantes, mas que merecem um debate tema por tema”, avaliou Cunha.

Segundo o parlamentar, o debate sobre a questão do sossego público já passou inclusive por audiência pública e reuniões com moradores. “O que falta é colocar em votação”, afirma. Marcus sugere que, além de multas, os veículos que utilizam aparelhagem de som que ultrapassa os níveis permitidos sejam apreendidos, como acontece em outros municípios que têm legislações em vigor.

Ele também cita a necessidade de estratégias para garantir o trabalho da Brigada Militar e da Guarda Municipal. “Reconheço o esforço da Prefeitura, em especial da Secretaria de Segurança Pública para ampliar o trabalho que deveria ser feito pela Brigada Militar, mas que não ocorre porque o Estado não cumpre com sua parte”, afirmou.

Texto: assessoria de imprensa do vereador Marcos Cunha (PDT)

Policiais militares recebem moção por ato de bravura

Publicado em 07/11/2018.
O reconhecimento veio através da vereadora Daiane Dias
Policiais militares recebem moção por ato de bravura

Foto: Assessoria Câmara - Lenise Slawski

Nesta quarta-feira (07), os Policiais Militares do 4º BPM Jeferson Nunes Caldas, Paulo César Silva da Rosa, Kesler da Silva Pereira e Marcelo Silva da Silva foram homenageados pela Câmara Municipal com Moção por Ato de Bravura.

4 policiais receberam a moção

De autoria da vereadora Daiane Dias (PSB), o ato de reconhecimento se refere por ocasião da intervenção dos policiais juntamente com a Policia Rodoviária Federal durante o assalto a uma praça de pedágio na BR-392, em Canguçu.

Na ocasião, quatro homens armados roubaram o dinheiro do pedágio e na fuga levaram um funcionário como refém no porta-malas do veículo. Na BR-116 em Pelotas os policiais cercaram o grupo, os criminosos perderam o controle do veículo em que estavam e sofreram um acidente. Ao seguirem em fuga a pé e trocarem tiros com os policiais, dois criminosos morreram e os outros dois foram presos. Todo dinheiro roubado foi recuperado e o funcionário que era mantido em refém foi liberado sem ferimentos.

No Plenário da Câmara, os policiais receberam a homenagem que foi assinada pelo presidente da casa Anderson Garcia (PTB) e pela autora da Moção, vereadora Daiane Dias.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Daiane Dias (PSB)

Confira a reportagem produzida pela TV Câmara Pelotas

"Perspectivas para o tratamento e acolhimento das pessoas vivendo com HIV e outras IST's" será tema de Audiência Pública

Publicado em 07/11/2018.
Convite e proposta de encontro partem da vereadora do PSOL Fernanda Miranda

Desde o início da década de 80, com a descoberta do HIV/AIDS, muitos foram os desafios da sociedade como um todo para o combate da epidemia que ainda hoje apresenta índices elevadíssimos. 

O Brasil nos últimos tempos tem se colocado como uma referência no tratamento das PVHIV (pessoas vivendo com HIV), mas com a constante precarização dos serviços públicos e consequentemente o desmonte do SUS esse tratamento tem sido cada vez mais ameaçado. 

A atual conjuntura tem causado preocupação para o conjunto da sociedade e sobretudo para quem é portador do HIV e outras IST's. O sucateamento advindo da EC 95/2016 e a eleição de Bolsonaro representam uma ameaça para o tratamento, acolhimento, e para políticas públicas de controle e prevenção das IST's. 

Nesse sentido, o mandato da Vereadora Fernanda Miranda (PSOL) vem propor essa Audiência Pública que tem por objetivo discutir, fiscalizar e encaminhar proposições na cidade de Pelotas, bem como servir de exemplo às demais cidades da região sul e do Rio Grande do Sul. 

"Entendemos que o fortalecimento dos movimentos sociais deva ser uma resposta para qualquer retrocesso ou ameaça à população", destaca a proponente do encontro.

Convidamos a todas e todos a se fazerem presentes no Plenário da Câmara Municipal no próximo dia 13 de Novembro às 18h. 
Contamos com a tua presença!  

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Candidata a corte do carnaval 2019 de Pelotas visita Câmara Municipal

Publicado em 06/11/2018.
Representante do Bloco Bafo da Onça foi recebida pelo presidente Anderson Garcia
Candidata a corte do carnaval 2019 de Pelotas visita Câmara Municipal

Foto: Assessoria Câmara Municipal - Lenise Slawski

No próximo sábado (10), será realizada a escolha da corte do carnaval 2019 de Pelotas. Serão 17 candidatadas que vão disputar os títulos de rainha, 1ª princesa e 2ª princesa. O evento é promovido pela Associação de Entidades Carnavalescas (Assecap).

Atualmente, a corte é composta pelas jovens Inajarianne Garcia, de 24 anos, Sara Dias de 17 e Rhayssa Farias de 18.

A representante do Bloco Bafo da Onça, Andressa Vaz Pais, acompanhada do coordenador geral do Bloco, Roceli Martins, visitou o Presidente da Câmara Municipal, o vereador Anderson Garcia (PTB)  e aproveitou a oportunidade para presentar o parlamentar com uma camiseta da entidade. 

“É importante que a Câmara Municipal e também a TV Câmara estejam ligadas a esse tipo de evento aqui em Pelotas. É a cultura da cidade em destaque. Precisamos mostrar a riqueza do nosso carnaval.”, destaca o presidente da Casa.

Sobre o Bloco Bafo da Onça

A entidade representa o bairro Simões Lopes e é um dos blocos mais tradicionais no carnaval de Pelotas. Em 2017, ano em que completou 54 anos de existência passou a fazer parte do patrimônio Cultural Imaterial do município, através da lei 6.424.

Texto: Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Pelotas

 

Reforma Luterana celebra 501 anos

Publicado em 01/11/2018.
Audiência Pública alusiva foi proposta pela vereadora Zilda Bürkle

Na tarde do dia 31 de outubro, a Vereadora Zilda Bürkle (PSB) realizou Audiência Pública Alusiva aos 501 anos da Reforma Luterana.

O reformador Martin Lutero escreveu 95 teses, defendendo a volta das sagradas escrituras e dos valores do Evangelho.

Em Pelotas há comunidades evangélicas Luteranas ligadas à IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), a IELB( Igreja Evangélica Luterana do Brasil) e a EILI (Igreja Evangélica Luterana Independente).

Coral se apresentou para o público presente

A vereadora agradece a todos presentes na audiência e acredita que Jesus Cristo veio restaurar a vida das pessoas e da igreja e nós temos que a exemplo de Jesus, restaurar a vida da sociedade.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Zilda Bürkle (PSB)

Corte da 2ª Festa do Morango visita a Câmara Municipal

Publicado em 30/10/2018.
Na oportunidade, foi entregue o convite oficial aos parlamentares
Corte da 2ª Festa do Morango visita a Câmara Municipal

Fotos: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

Durante os trabalhos da manhã dessa terça-feira (30), a corte da 2ª Festa Municipal do Morango – formada pela rainha Evelize Holz e a princesa Jennifer Silva esteve na Câmara Municipal para a entrega do convite oficial do evento. As anfitriãs estiveram acompanhadas do secretário de Desenvolvimento Rural Jair Seidel e foram recebidas por todos os parlamentares da Casa Legislativa.

 Além do convite, as soberanas trouxeram a fruta que é a principal atração da festa para distribuição aos vereadores, imprensa e público que estava no plenário da Câmara. 

Em Pelotas, o cultivo do morango envolve centenas de famílias de produtores rurais. Os integrantes do Grupo de Produtores de Morango reúnem-se com frequência para capacitação sobre temas específicos e importantes. A procura por melhoria, surge de acordo com a visão e  demandas dos próprios agricultores. Atualmente, não só os pelotenses participam das atividades, mas também produtores de Morro Redondo, Capão do Leão, Turuçu, Pedro Osório, Piratini, Arroio do Padre e Santa Vitório do Palmar.

A primeira edição do evento que aconteceu em novembro de 2017 reuniu um público que surrprendeu a organização e para este ano, a expectativa é ainda maior. 

"Estamos preparando com o apoio da SDR e de toda comunidade da região um evento com muitas atrações", falou o vereador José Paulo Benneman que é um dos representates do setor rural na Câmara e também produtor de morango. 

José Paulo Benneman, vereador da Casa, é produtor do morango

O evento acontece nos dias 10 e 11 de novembro, na Comunidade Redentor, localizada em Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas. 

Texto: Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Pelotas

Vereador Eder Blank homenageia gerente da CEEE

Publicado em 30/10/2018.
Trabalho do gestor é reconhecido pelo parlamentar
Vereador Eder Blank homenageia gerente da CEEE

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

Na Sessão da Câmara na manhã desta terça-feira (30), o vereador Eder Blank (PDT) prestou homenagem de reconhecimento ao gerente da CEEE-D Regional Sul, Alexandre Madruga Ávila, pelos relevantes serviços prestados pela gerência regional aos 11 municípios sob sua jurisdição. Durante o momento de congratulações, foi entregue placa ao homenageado.

Homenagem foi feita através de placa

Alexandre Madruga de Ávila é funcionário do quadro de servidores da Companhia Estadual de Energia Elétrica(CEEE) desde o ano 2006, tendo desempenhado desde então funções técnico-operacionais em várias áreas, até chegar no ano 2016 ao cargo de gerente da Regional Sul da Companhia.

Sob sua gestão a Empresa conquistou relevantes prêmios na área de fornecimento de energia elétrica, conforme indicadores conferidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica(ANEEL), contribuindo desta forma para colocar a CEEE dentre as quatro melhores distribuidoras de energia do Brasil.

Sua gestão frente à Regional Sul - responsável pelo atendimento a cerca de 220 mil cliente - garante a mesma, o primeiro lugar dentre todas as gerências da CEEE. Alexandre Madruga Ávila é natural de Pelotas, tem 33 anos, e formado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica(CEFET) no ano 2002.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Eder Blank (PDT)

Salvador Ribeiro fez o descerramento da placa de rua que recebeu o nome de Geraldo Treptow, nas Três Vendas

Publicado em 29/10/2018.
A homenagem marcou o centenário de nascimento do Dr. Geraldo Treptow
Salvador Ribeiro fez o descerramento da placa de rua que recebeu o nome de Geraldo Treptow, nas Três Vendas

Foto: Assessoria de Imprensa - Volmer Perez

Na manhã deste sábado (27), o Vereador Salvador Ribeiro a convite da família Treptow, participou do evento de descerramento da placa de sinalização da Rua Dr. Geraldo Treptow, antiga rua Três no Bairro Três Vendas.

O Vereador Salvador Ribeiro foi o proponente do Projeto de Decreto Legislativo, que alterou a denominação da rua Três, localizada no Bairro Três Vendas, na cidade de Pelotas, para a rua Dr. Geraldo Treptow.

O momento foi único para a família Treptow, pois o dia 27 de outubro marcou o centenário de nascimento do Dr. Geraldo Treptow, que, além de médico de reconhecido prestígio, competência e dedicação, clinicando na Santa Casa de Misericórdia, foi também um líder na cidade com inegável dedicação e zelo que teve para com a sua família, bem como também, a vida dos cidadãos pelotenses.

‘‘Certamente, estas valiosas sementes de reconhecimento, quando colocadas na boa terra do coração, produzem, a seu tempo, excelentes e inúmeros resultados que muito nos alegrarão, e nos farão sempre gratos a Deus, por ter Ele nos dado o privilégio de conhecer histórias como a do Dr. Geraldo Treptow, que em vida demonstrou tanto zelo e cuidado pelo povo de nossa região e de nossa cidade”, salientou o Vereador Salvador Ribeiro.

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Salvador Ribeiro (MDB)

Ato Solene alusivo aos 130 anos da Comunidade São João

Publicado em 26/10/2018.
Encontro foi proposto pelo vereador Enéias Clarindo
Ato Solene alusivo aos 130 anos da Comunidade São João

Foto: Assessoria Câmara - Volmer Perez

Na noite de quinta-feira (25), o Vereador Enéias Clarindo presidiu no Plenário da Câmara Municipal o Ato Solene alusivo aos 130 anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São João da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB.

A composição da mesa se deu através do Pr. Juliano Muller Peter - Pastor da Comunidade São João, Sra. Valéria Link Rocha - Presidente da Comunidade São João, Sr. Rogério Gonçalves - Presidente da Paróquia São João, Sr. Deloir Carles Ton - Missionário da Comunidade Navegantes, Pra. Sinodal Roeli Borchardt - Sínodo Sul-Rio-Grandense e a Sra. Clotilde Conceição Victória - Secretária de Governo representando o Poder Executivo.

Em sua fala, o Pastor Juliano Muller Peter ressaltou o trabalho da Comunidade São João, que no decorrer dos seus 130 anos de existência tem se mantido acolhedora e que tem o desafio de viver o Evangelho dia a dia, envolvendo as pessoas na causa do Reino de Deus.

Ao final do Ato Solene, todos puderam prestigiar o Grupo de Louvor e o Coral Manancial, formado por mulheres da comunidade que entoaram belas canções.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Enéias Clarindo (PSDB)

Vereadora Daiane Dias tem cinco Projetos de Lei sancionados pelo Poder Executivo nessa terça

Publicado em 24/10/2018.
Desde o primeiro mandato, a parlamentar já soma 12 Leis sancionadas
Vereadora Daiane Dias tem cinco Projetos de Lei sancionados pelo Poder Executivo nessa terça

Foto: Assessoria Câmara - Volmer Perez

A prefeita Paula Mascarenhas sancionou, nessa terça-feira (23), cinco leis de autoria da vereadora Daiane Dias (PSB), referentes a valorização cultural, a prevenção a violência contra a mulher, a proteção e defesa dos direitos das Crianças e Adolescentes e dos moradores em situação de rua.

  • Cultura

O ato de assinatura da Lei 6.632 de 24 setembro de 2018, que institui o Dia Municipal do Samba, foi realizado na sala de reuniões do Paço Municipal e contou com a presença da Comissão do Movimento Cultural do Samba.

A partir de hoje, Pelotas terá em seu calendário oficial de eventos o Dia do samba, a ser celebrado no primeiro domingo do mês de dezembro. Conforme o músico e ativista cultural Emerson Nunes, Pelotas é o terceiro Município do país a ter um dia dedicado à valorização desta cultura.

“Depois da cidade do Rio de Janeiro e de Salvador, Pelotas oficializa esta data e assim homenageia a população negra do Município”, afirma.

Posteriormente a prefeita sancionou a Lei 6.639 de 03 de outubro de 2018, declarando utilidade pública a Banda Carnavalesca Cultural e Recreativa Meta. Na ocasião, o presidente da entidade, Ubirajara Gill (Birinha), agradeceu o reconhecimento do Poder Público bem como a iniciativa da vereadora.

  • Combate ao Feminicídio

A Lei 6.635 de 24 de setembro de 2018 inclui no calendário oficial do Município a Semana de Combate e Conscientização ao Feminicídio e Violência contra a Mulher, a ser oficializado na última semana de maio. A vereadora enfatizou que por maio ser um mês lembrado como o mês das mães, deveria ser marcado também por ações de luta e resistência da violência contra as mulheres.

“Quantas mães choram pela perda de suas filhas e quantas filhas também choram por perder a mãe por este tipo de violência”, declarou a vereadora.

  • Proteção à integridade de pessoas em vulnerabilidade

A Lei 6.638 de 03 de outubro de 2018 dispões da proibição da retirada e recolhimento dos utensílios e demais pertences como: cobertores, colchões e outros, das pessoas em situação de rua. O objetivo é promover o direito, a proteção e o resguardo dos pertences dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

  • Proteção aos jovens 

A Lei 6.630 de 14 de setembro de 2018 obriga os proprietários de estabelecimentos comerciais noturnos de Pelotas a fixarem, em local visível e de fácil acesso, o aviso do artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que proíbe a venda, o fornecimento ou a entrega de bebidas alcoólicas ou outros produtos que possam causar dependência física ou psíquica a menores de 18 anos. O descumprimento pode acarretar ao proprietário do estabelecimento medidas administrativas, multa ou prisão.  

Daiane destacou que uma das suas obrigações como vereadora é ter um olhar atento e especial as necessidades da população, bem como elaborar políticas que possam efetivamente promover os direitos e cuidados das pessoas.

Foto: Assessoria Câmara - Volmer Perez

Em dois anos de mandato, a parlamentar já tem 12 Leis sancionadas pelo Poder Executivo.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Daiane Dias (PSB)

Assista o pronunciamento da vereadora na sessão ordinária dessa quarta-feira (24)


Audiência pública vai debater condições de trabalho na Santa Casa

Publicado em 24/10/2018.
Encontro acontece na próxima sexta-feira
Audiência pública vai debater condições de trabalho na Santa Casa

Foto: Assessoria Câmara - Lenise Slawski

Por iniciativa do vereador Marcus Cunha (PDT) a Câmara Municipal realiza, nesta sexta-feira, 26/10, às 18 horas, uma audiência pública para debater as condições de trabalho dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.

O parlamentar atende a pedido de um grupo de trabalhadores que relataram o enfrentamento de condições difíceis no dia a dia, como o parcelamento de salários desde 2016, a terceirização da creche que prejudicou o atendimento de pais e mães e o não repasse do desconto salarial para a Associação dos Funcionários da Santa Casa.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

Assista o pronunciamento do vereador na sessão ordinária dessa quarta-feira (24)


Fernanda Miranda sobe à Tribuna para falar do caos nas maternidades pelotenses e

Publicado em 23/10/2018.
Vereadora ainda convocou para audiência Pública no dia 30

A vereadora apontou para o grave problema da redução de leitos no sistema público de saúde nos últimos dez anos, a nível nacional, principalmente na áreas da pediatria e obstetrícia. Na pediatria a redução foi de 26% e na obstetrícia 17%, o que reflete também em nosso município. 

O direito à saúde e a proteção a maternidade são direitos inalienáveis das mulheres brasileiras que devem ser garantidos pelo Estado. Na ocasião, a vereadora Fernanda Miranda denunciou que esse direito vem sendo negado no município de Pelotas. Em reportagem publicada na última sexta-feira (19) no Jornal Diário da Manhã, foi noticiada a crueldade e o descaso com que vem sendo tratadas a saúde e vida das mulheres gestantes pelotenses. Segundo a reportagem, uma gestante que encontrava-se em situação de urgência/emergência não foi atendida pela rede pública de saúde do município por falta de serviços de saúde adequado. Tendo, após dias de buscas e negativas ao atendimento, sofrido um aborto. 

Além dela, outra gestante  em final de gestação, denuncia a precariedade do atendimento público na cidade.

Em agosto, 19 leitos da maternidade da Santa Casa foram fechados. As mulheres pelotenses, muitas vezes já em trabalho de parto, precisam peregrinar na cidade em busca de leito.  Na impossibilidade de internação, as gestantes precisam viajar para cidades próximas para ter seu direito ao parto. Além disso, a vereadora apontou para o grave déficit de ginecologistas nas Unidades Básicas de Saúde do município. 

Nesse sentido, o mandato do PSOL através da vereadora Fernanda Miranda, convida a toda a população pelotense para Audiência Pública que irá tratar do tema: 'Caos nas maternidades pelotenses: A luta pelo direito de parir' que acontecerá na próxima terça-feira, 30 de outubro, às 18h30 no plenário da Câmara Municipal.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Assista o pronunciamento da vereadora Fernanda Miranda na sessão ordinária dessa terça-feira (23)


Nova legislação tem como função informar o cidadão

Publicado em 23/10/2018.
Projeto de Lei é de autoria do vereador Antônio Peres
Nova legislação tem como função informar o cidadão

Foto: Assessoria Câmara - Lenise Slawski

 Levar ao conhecimento do cidadão contribuinte o seu direito, esse é o principal objetivo da Lei 6.640, de autoria do vereador Antonio Peres – Toninho (PSB). A nova legislação, publicada no último final de semana, torna obrigatório constar na guia de pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), emitida pela Prefeitura, informações a cerca da possibilidade de parcelar o imposto.

O parcelamento do ITBI é respaldado pela Lei 6.489, no entanto, é pouco divulgado e apenas uma pequena parte da população sabe desse direito.

“Muitas pessoas procuraram meu gabinete com dúvidas com relação ao imposto, e mesmo depois de passar por órgãos públicos não tinham conhecimento da possibilidade de parcelar o valor”, explicou o vereador.

O parlamentar destacou ainda a importância do Executivo ter aprovado a Lei.

 “A sanção desta legislação demonstra que a Prefeitura entende o quão relevante é divulgar ao cidadão os seus direitos. Benefícios e direitos da população precisam ser mais e melhor divulgados”, defende Toninho.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Antônio Peres (PSB)

Assista o pronunciamento do vereador Antônio Peres na sessão ordinária dessa terça-feira (23)

Nova legislação tem como função informar o cidadão

Publicado em 23/10/2018.

Levar ao conhecimento do cidadão contribuinte o seu direito, esse é o principal objetivo da Lei 6.640, de autoria do vereador Antonio Peres – Toninho (PSB). A nova legislação, publicada no último final de semana, torna obrigatório constar na guia de pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), emitida pela Prefeitura, informações a cerca da possibilidade de parcelar o imposto.

O parcelamento do ITBI é respaldado pela Lei 6.489, no entanto, é pouco divulgado e apenas uma pequena parte da população sabe desse direito.

“Muitas pessoas procuraram meu gabinete com dúvidas com relação ao imposto, e mesmo depois de passar por órgãos públicos não tinham conhecimento da possibilidade de parcelar o valor”, explicou o vereador.

O parlamentar destacou ainda a importância do Executivo ter aprovado a Lei.

“A sanção desta legislação demonstra que a Prefeitura entende o quão relevante é divulgar ao cidadão os seus direitos. Benefícios e direitos da população precisam ser mais e melhor divulgados”, defende Toninho.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Antonio Peres (PSB)

Fabrício Tavares participa do 2º Encontro de Marcas HairStyle

Publicado em 22/10/2018.
Vereador representou o poder legislativo no evento
Fabrício Tavares participa do 2º Encontro de Marcas HairStyle

Foto: Assessoria vereador

Na tarde deste domingo (21), o vereador e líder do governo na Câmara, Fabrício Tavares (PSD), esteve no Centro de Evento Fenadoce, onde participou, juntamente com a Prefeita Paula Mascarenhas, do ato de abertura do 2º Encontro de Marcas HairStyle 2018.

O evento tem o propósito de unir a força das grandes marcas em benefício dos profissionais da beleza. Em sua segunda edição, o encontro acontece nos dias 21 e 22 de outubro, e reune mais de 100 expositores e trabalhadores do ramo da beleza.

Entre as diversas autoridades do ramo da beleza presentes no encontro, estava o presidente do Sindicato dos Cabelereiros do Rio Grande do Sul (SINCA-RS), Marcello Chiodo. Na ocasião, Chiodo ressaltou a grandeza do evento e nomeou Rober Cunha como diretor do sindicato em Pelotas. Rober é proprietário de uma escola de cabelereiros e já formou muitos profissionais que, atualmente atuam na área da beleza em Pelotas e região. 

Para Fabrício Tavares, o evento é muito importante e deve ser valorizado pelo poder público: “Como representante do poder legislativo, saliento a importância do encontro, que gera emprego e renda para o município. Sou um defensor daqueles que, mesmo em um momento de crise, têm a coragem de empreender e fazer a economia girar”, salientou.

A prefeita Paula Mascarenhas fez questão de participar do evento e afirmou a importância da atividade para o desenvolvimento da economia: “ São iniciativas como estas que devem ser valorizadas, o poder público trabalha mas precisa ajudar do setor privado para que a cidade cresça e desenvolva. O governo municipal é parceiro e apoia eventos como este”.

 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares (PSD)

Bancada do PDT se retira da CPI do pré câncer

Publicado em 18/10/2018.
Requerimento foi encaminhado ao atual presidente da Comissão
Bancada do PDT se retira da CPI do pré câncer

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

Em nome da Bancada do PDT, o vereador Marcus Cunha encaminhou à presidência da CPI do pré câncer um requerimento informando a retirada do partido das reuniões da Comissão.

Segundo o vereador, como não foi acatado o pedido para troca do relator da CPI, “vereador da base do governo e do partido que está sendo investigado”, ao mesmo tempo em que o Ministério Público aceitou a denúncia apresentada pelo PDT e abriu “inquérito civil para investigar a administração anterior do PSDB e a atual do mesmo partido”, a Bancada não participará mais da CPI.

Segue o requerimento:

À Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)

Ao Presidente Salvador Ribeiro

A bancada do Partido Democrático Trabalhista, PDT, comunica ao Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis fraudes nos exames de pré-câncer em Pelotas que, tendo em vista não ter sido acatado nosso pedido reiterado de troca do relator da CPI, vereador da base do governo e do partido que está sendo investigado, por um vereador independente que pudesse relatar com isenção; e que o Ministério Público acolheu a nossa denúncia, reconhecendo ser o conjunto probatório apresentado neste momento já suficiente para abrir Inquérito Civil para investigar a administração anterior do PSDB e a atual do mesmo partido, por estas razões, a bancada do PDT entendendo ter sido cumprido o papel do Parlamento e desta bancada, não participará mais das reuniões desta CPI.

Sem mais para o momento, atenciosamente

Vereador Marcus Cunha

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

Outubro Rosa é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

Publicado em 17/10/2018.
Vereador Eneias Clarindo foi o proponente do encontro juntamente com a AAPECAN
Outubro Rosa é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

Na manhã dessa quarta-feira (17), o Vereador Enéias Clarindo presidiu a audiência pública alusiva ao Outubro Rosa, alusiva a prevenção dos cânceres de mama e colo de útero.

 A composição da mesa se deu através das presenças de Paulo Vasques, Presidente da AAPECAN, Fabiano Gerbaudo, Coordenador da AAPECAN Metade Sul, Vanessa Mattis, Psicóloga da AAPECAN Pelotas, Eliédes Ribeiro, Diretora de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Pastora Elisete de Angelis, Coordenadora do Grupo Missionário de Mulheres da Região 611 da Igreja do Evangelho Quadrangular. Além dos representantes das instituições, também houve a participação de Eva Dias, Magda de Oliveira e Cláudia Silveira, que estão em acompanhamento e passaram por tratamentos para o combate do câncer de mama na Associação.

Em sua fala, Paulo Vasques ressaltou o trabalho da AAPECAN. “Durante os 13 anos de existência da Associação a prevenção e trabalhada junto a informação, uma vez que tratar um paciente custa 40x o valor de prevenção, segundo dados do INCA. Creio que estamos no caminho certo”, destacou o Presidente.

Coordenador da AAPECAN Metade Sul, Fabiano Gerbaudo realçou a grande ocorrência de casos de câncer de mama. “Das 3.200 famílias cadastradas em Pelotas, mais de 15% são casos de câncer de mama. Se diagnosticado precocemente tem-se mais de 90% de cura”, salientou Gerbaudo.

Ao final da audiência, encaminhou-se o pedido para que a conscientização sobre prevenção não se dê apenas no mês do outubro rosa, uma vez que o fomento da conversa e do engajamento gera mais conhecimento sobre sua importância.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Eneias Clarindo (PSDB)

Confira as fotos do encontro no Flickr da Câmara Municipal de Pelotas e também a reportagem produzida pela TV Câmara Pelotas

Vereador Enéias Clarindo recebe convite para aniversário da comunidade São João

Publicado em 16/10/2018.
Durante as comemorações, haverá também uma Sessão Solene na Câmara Municipal

Na manhã dessa terça-feira (16), o vereador Enéias Clarindo (PSDB) recebeu em seu Gabinete a visita de Valéria Link Rocha, Presidente da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São João em Pelotas - IECLB.

Convite foi entregue ao parlamentar

Na oportunidade, foi entregue ao vereador o convite para o culto festivo alusivo as comemorações dos 130 anos de fundação da instituição, situada no Parque Dom Antônio Záttera, 250, a realizar-se no dia 21 de outubro, às 19h30min.

Através de proposição de Clarindo, será realizada Sessão Solene alusiva ao aniversário da Comunidade Evangélica São João na data de 25 de outubro, às 19h, no plenário da Câmara Municipal.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Eneias Clarindo /(PSDB)

Vereador Eder Blank homenageia estudante adventista

Publicado em 15/10/2018.
Sessão Mirim aconteceu em alusão ao Dia da Criança
Vereador Eder Blank homenageia estudante adventista

Foto: Assessoria Câmara - Lenise Slawski

Na véspera do Dia da Criança, quinta-feira (11), a partir de proposta dos vereadores Eder Blank (PDT) e Daiane Dia s(PSB), a Câmara Municipal realizou Sessão Solene Especial para homenagear com o título de Vereador Mirim alunos das redes pública e privada de educação, de Pelotas.

Os homenageados, um por vereador com acento no Legislativo, são estudantes indicados pelos parlamentares. Na Sessão desta quarta-feira foram 20 os homenageados: apenas a vereadora Cristina Oliveira(PDT) não indicou representante juvenil.

Eder Blank indicou Luiza Domingues Acosta, 13 anos, estudante do 8º ano da Escola Adventista de Pelotas, a qual apresentou proposta que segue projeto do educandário e denominado Quebrando o Silêncio. A proposta visa orientar e sensibilizar população e autoridades acerca da violência contra crianças, mulheres e idosos.

“Vamos achar uma forma para encaminhar a proposta aos gestores municipais para que ela seja inserida em programas voltados à paz”, salienta Blank.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Eder Blank (PDT)

 

Audiência Pública marca os 120 anos da Associação Rural de Pelotas

Publicado em 10/10/2018.
Proposta foi encaminhada pelo vereador Fabrício Tavares
Audiência Pública marca os 120 anos da Associação Rural de Pelotas

Foto: Assessoria vereador

Na tarde desta terça-feira (09), a Câmara de Vereadores de Pelotas, através do líder do governo,, promoveu Audiência Pública para comemorar os 120 anos de história da Associação Rural de Pelotas.
Ao longo da sua história, a ARP sempre buscou representar e defender os interesses da classe agropecuária, promovendo o desenvolvimento regional através do seu papel aglutinador das atividades ligadas a agricultura e pecuária, na zona sul. 
Para Fabrício Tavares, proponente da Audiência Pública, a Associação Rural de Pelotas deve ser sempre exaltada pelo trabalho que desenvolve: “É momento de festa e, também, de exaltar o trabalho da ARP junto aos produtores rurais e seus associados. O agronegócio é o esteio da economia brasileira, e nestes momentos de crise é mais evidente a importância do setor para a geração de emprego e renda no país”.
A presidente da Associação Rural de Pelotas, Carolina Luiza Peró Osório, salientou a alegria e a importância de receber a homenagem neste momento: “Fico muito feliz em receber essa homenagem da Câmara de Vereadores. É o reconhecimento do nosso trabalho e um incentivo para continuarmos ao lado dos nossos associados e produtores. Agradeço ao vereador Fabrício Tavares pela iniciativa”, salientou. 
Também participaram do encontro, o vice-prefeito, Idemar Barz, os vereadores Edér Blank, Enéias Clarindo, Luiz Henrique Viana e Daniel Trzeciak, além de representantes de diversas entidades.
Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares (PSD)

Reunião-almoço para discutir problemas do setor de olarias

Publicado em 09/10/2018.
Encontro entre empresários e secretários acontece nesta terça-feira na comunidade
Reunião-almoço para discutir problemas do setor de olarias

Foto: Assessoria Câmara - Lenise Slawski

 Empresários do setor de fabricação de tijolos e secretários municipais se reúnem nesta terça-feira para discutir alternativas para a regularização das áreas das olarias da Sanga Funda, na zona norte de Pelotas. O encontro está marcado para as 12h no salão social da Igreja Luterana, na avenida Leopoldo Brod e a expectativa é de que seja o pontapé inicial no processo de regularização das áreas das empresas.

O setor de olarias de Pelotas é formado atualmente por 29 empresas que geram, em média, 600 empregos diretos mas não conseguem ter direitos a incentivos fiscais ou linhas de crédito direcionadas para o setor porque as áreas que ocupam – algumas há quase um século – nunca foram regularizadas pela Prefeitura. “Para destas empresas está em áreas que um dia foram públicas e cujas dimensões estão em desacordo com a legislação que prevê sua doação ou ocupação, por isso temos que construir de forma coletiva uma nova lei que permita regulamentar essa situação”, diz o vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT), que atua como porta-voz dos empresários junto à Prefeitura.  

Na impossibilidade de contar com incentivos fiscais ou linhas de crédito especiais as empresas locais sofrem com a concorrências de polos produtores de tijolos de outras regiões, como Santa Catarina que têm fornecido o produto para o varejo da região por preços mais baixos que os praticados pelas olarias pelotenses.

Com o apoio da liderança do governo na Câmara Municipal, Marcola pretende propor a construção de um pacote de leis capazes tanto de regularizar a situação das empresas como de criar uma política de benefícios fiscais para as olarias locais.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcos Ferreira (PT)

Câmara busca realização de Projeto de regularização Fundiária na Zona Norte

Publicado em 05/10/2018.
Planejamento da Prefeitura prevê regularizar terrenos de 11 áreas nas Três Vendas

 Previsto para começar este ano o processo de regularização fundiária de onze áreas da Zona Norte da cidade ainda depende da contratação de empresa por parte da Prefeitura. A demora no início dos trabalhos começa a gerar cobranças por parte da Câmara de Vereadores.

“Milhares de famílias estão ansiosas para regularizar a posse dos terrenos onde vivem é preciso mais agilidade por parte da Prefeitura para resolver essa situação que é essencial para os mais pobres”, declara o vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) que atua como porta-voz dos moradores das áreas que serão beneficiadas junto à Prefeitura.

Conforme Marcola o planejamento apresentado pela Secretaria de Habitação prevê ações nas seguintes áreas: Rota do Sol, Ruas 1 e 2 da Santa Terezinha, Barragem, Vila 22 de Maio, Vila Francesa, Vila Perez, Corredor do Contorno, Sítio Floresta, Vila Santa Cecília, Py Crespo e Pedro Moacyr. Ao todo serão investidos R$ 307, 5 mil na regularização destas áreas. O dinheiro já foi liberado pelo Ministério das Cidades.

DATAS – “A prefeitura abriu edital para contratar uma empresa para realizar o trabalho, prorrogou o recebimento das propostas, que acabou nos últimos dias de setembro e até agora não se sabe se haverá contratação ou não e o mais importante: quando começa o processo de regularização”, declara.

A empresa contratada pela prefeitura receberá R$ 500 mil para trabalhar na regularização de três mil lotes. A primeira estimativa era de que o trabalho fosse concluído em doze meses.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcos Ferreira (PT)

Fabrício Tavares visita escola Louis Braille

Publicado em 05/10/2018.
Escola tem 65 anos de história no atendimento de pessoas com deficiência visual em Pelotas e região
Fabrício Tavares visita escola Louis Braille

Foto: Assessoria vereador

Na tarde desta segunda-feira (05), o vereador e líder do governo na Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares (PSD), visitou as instalações da Associação Escola Louis Braille. Na ocasião, o parlamentar foi recepcionado pelo atual presidente Dilmar Cunha Rodrigues, pela diretora Ana Berenice Reis e pela vice diretora Karina Monteiro Bueno.

A entidade foi fundada há 65 anos por Lori Huber e, atualmente, atende mais de 200 alunos nos turnos da manhã e tarde. Além da escola, a instituição trabalha com diversas atividades que buscam melhorar a qualidade de vida dos pacientes, entre elas estão: acompanhamento oftalmológicos, tratamento terapêutico especializado, acompanhamento com equipe multiprofissional para a reabilitação do paciente e a concessão e adaptação de recursos ópticos, com estimulação precoce, orientação, mobilidade e atividade da vida diária, grupos de música e teatro.

Para o vereador Fabrício Tavares, a instituição cumpre papel fundamental e deve ser sempre valorizada: “ O trabalho que os profissionais prestam é valoroso. Temos que comemorar e exaltar a grandeza da escola e o que ela representa hoje em termos de apoio aos portadores de deficiências visuais não só em Pelotas, mas em toda a região. Como agentes públicos, precisamos trabalhar para manter a escola sempre forte e desenvolvendo este grandioso trabalho”, salientou.

Vale ressaltar que a Associação é única na região, com atendimento voltado ao público de Pelotas e, também, para outros 28 municípios da Metade Sul.

Texto: Assessoria de imprensa - vereador Fabrício Tavares

 

Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas é homenageado na Câmara Municipal

Publicado em 04/10/2018.
Audiência Pública alusiva aos 55 anos da entidade foi proposta pelo vereador José Paulo Benemann

Na última quarta-feira (03), uma Audiência Pública foi realizada no plenário da Câmara Municipal, em homenagem ao Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, que completa 55 anos no dia 30 de novembro. José Paulo Benemann, vereador que cumpre mandato até o fim desta semana, foi o propositor e condutor da audiência.

“Esta homenagem é muito merecida por todo o trabalho desenvolvido ao longo desses 55 anos. Agradeço a todos os presentes que aceitaram o convite, pois só quem conhece o serviço do Sindicato, sabe a importância que ele possui para os trabalhadores rurais do município e da região”, afirmou Benemann.

Estiveram presentes e integraram a mesa, além do proponente José Benemann, os vereadores Enéias Clarindo e Jone Soares (PSDB), Éder Blank (PDT) e Zilda Bürkle (PSB). Também compareceram o presidente e o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Nilson Loeck e Éder Luis Scheunemann, o primeiro secretário do Sindicato, Jair Fernando Bonow, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, Francisco Antônio de Arruda, chefe do escritório municipal da Emater e Ronaldo Maciel, gerente regional adjunto da Emater.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador José Paulo Benemann (PSDB)

PT, PDT e PCdoB encaminham relatório ao Ministério Público sobre denúncias de irregularidades

Publicado em 04/10/2018.
PT, PDT e PCdoB encaminham relatório ao Ministério Público sobre denúncias de irregularidades

Foto: Assessoria Câmara - Lenise Slawski

As bancadas do PT, PDT e o PCdoB apresentaram, ao final desta manhã, no plenário da Câmara de Vereadores, relatório sobre as denúncias de irregularidades nos exames de pré-câncer do colo do útero na rede municipal de saúde de Pelotas. De acordo com o documento, o objetivo é “não permitir no âmbito do Poder Legislativo o ocultamento de graves fatos e delitos”, devido à “clara inviabilização por parte dos partidos aliados do governo municipal, dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal para investigar as irregularidades na realização dos exames de pré-câncer”.

De acordo com os signatários do relatório, o documento pretende apontar “os gestores municipais responsáveis, envolvendo a realização de exames de pré-câncer do colo do útero, o chamado papanicolau, no período de 2014 a 2018”. São citados o ex-prefeito Eduardo Leite, a ex-secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann, a atual prefeita, Paula Mascarenhas e a atual secretária municipal de Saúde, Ana Costa.

Em discurso na tribuna, o vereador Marcus Cunha (PDT) questionou o ex-prefeito Eduardo Leite: “o que ele fez, em 2016, quando recebeu o relatório da dra. Júlia Recuero, que já apontava que todos os exames citopatológicos realizados tiveram resultado negativo, quando algumas pacientes tinham clinicamente lesões?”

Para o líder do PDT, é inadmissível que o governo municipal só tenha tomado providências depois que as denúncias saíram na imprensa em julho deste ano. Ele questionou, também, os resultados da CPI da Câmara. “Como vamos acreditar que esta CPI vá chegar a algum lugar? Pedi várias vezes ao presidente (vereador Marcola que pediu demissão do cargo), para escolher um relator independente, porque a CPI seria chapa branca para tentar abafar e fazer a utilização política de que, aparentemente queria investigar, mas fazendo tudo para não investigar”, afirmou Marcus Cunha.

Depois da saída do presidente, disse o parlamentar, a CPI não trabalhou mais. “Mas nós já temos dados suficientes para levarmos ao Ministério Público que o governo Eduardo Leite sabia, o que leva a uma situação de omissão. Queremos que o MP decida se é caso para abrir ou não um inquérito”.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon

Fique por dentro da rotina