Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Cartório do Cerrito Alegre permanecerá no 3º Distrito

Publicado em 18/12/2018.
A luta pela permanência no local partiu da vereadora Zilda Bürkle

Na tarde da última segunda-feira (17), o Tribunal de Justiça do Estado do RS, decidiu que o cartório do Cerrito Alegre deverá permanecer no 3º Distrito de Pelotas. Portanto não haverá a sua transferência para o Arroio do Padre.

A vereadora Zilda Bürkle (PSB) sempre lutou e levantou a bandeira de permanência do cartório na zona rural, começando com a moção de apoio assinada pelos vereadores de Pelotas entregue para ao diretor do Foro de Pelotas.

Posteriormente, com ajuda da comunidade entregou abaixo assinado com mais de 1200 assinaturas no Tribunal de Justiça do Estado manifestando o clamor da população rural em favor do cartório. Sendo que, por diversas vezes foi a Porto Alegre, em outras oportunidades no próprio Tribunal de Justiça e também na Corregedoria Geral de Justiça, sempre reforçando a necessidade da permanência e ressaltando que se trata de um cartório com mais de 127 anos de histórias e serviços a comunidade.

Segundo a vereadora, essa decisão trouxe um sentimento de alívio, de justiça e de dever cumprido, já que a população rural de Pelotas saiu vitoriosa nesta batalha pela permanência do cartório no Cerrito Alegre.

Texto: Assessoria Parlamentar - vereadora Zilda Bürkle (PSB)


Secretário de Qualidade Ambiental dá explicações na Câmara

Publicado em 18/12/2018.
Felipe Garcia deverá falar sobre manutenção de balneários, Ecocamping e verbas do Fundo Municipal de Proteção e Recuperação Ambiental
Secretário de Qualidade Ambiental dá explicações na Câmara

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

A deterioração da orla do balneário dos Prazeres e a falta de ações da Prefeitura para recuperar o ambiente natural do balneário é o principal assunto a ser tratado na reunião pública da Câmara dos Vereadores desta quarta-feira com o secretário municipal de Qualidade Ambiental, Felipe Garcia. O vereador proponente da reunião, Marcos Ferreira, o Marcola (PT) adianta que outros assuntos como a reabertura do Ecocamping e, principalmente, o uso do dinheiro do Fundo Municipal de Proteção e Recuperação Ambiental também irão entrar na pauta da conversa.

“Fizemos um pedido de informações sobre o montante depositado na conta do Fundo Municipal e como esse dinheiro tem sido usado, mas a Prefeitura não soube responder, então queremos que o secretário nos diga com todas as letras quanto a cidade tem na conta e como esse dinheiro, que é destinado para ações de proteção do meio ambiente, está sendo usado”, declara.

Este dinheiro, conforme Marcola, poderia ser usado – em parte – para ações de recuperação da orla do Balneário dos Prazeres que apresenta uma série de problemas como assoreamento, árvores doentes e poluição por acúmulo de lixo que ameaçam o ambiente natural da beira da praia. “Se nada for feito em breve, dentro de alguns anos a orla da praia dos Prazeres será apenas uma lembrança dos pelotenses”, diz.

Na segunda-feira (17) os problemas no balneário motivaram uma reunião entre representantes da Promotoria e da Prefeitura para tratar da necessidade de ações de manutenção e recuperação da praia.

ECOCAMPING – Fechado desde o final do governo de Eduardo Leite, o Ecocamping Municipal também está na agenda da conversa. Os vereadores querem saber os motivos da demora para liberar o local novamente ao uso da população e quais os planos da Prefeitura para a área. 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcos Ferreira (PT)

Vereador Enéias Clarindo convida para Audiência Pública

Publicado em 17/12/2018.
Encontro será alusivo ao Dia e Semana Municipal da Bíblia

O Dia Municipal da Bíblia entrou para o calendário de eventos da cidade, por meio da Lei nº 6.501, proposta pelo vereador Enéias Clarindo (PSDB) e será comemorado anualmente no segundo domingo de dezembro.

Após uma extensa agenda de atividades, a Semana Municipal da Bíblia encerra com uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Pelotas. O encontro será realizado nesta segunda-feira, 17 de dezembro, a partir das 19h. 

Texto: Assessoria do vereador Enéias Clarindo (PSDB)

SMED confirma investimento na Escola Santa Teresinha

Publicado em 14/12/2018.
Pavimentação de pátio da escola será realizada nas férias escolares
SMED confirma investimento na Escola Santa Teresinha

Pátio da Escola Santa Teresinha

Foi assinada esta semana a ordem de serviço para as obras de pavimentação dos 378,5 metros quadrados do pátio da escola Santa Teresinha, na zona norte de Pelotas. A intervenção que será feita durante o período de férias escolares inclui ainda a pintura de salas de aula e a revitalização do playground. A obra tem custo total de R$ 80 mil será paga com recursos da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e realizada pela Modelar Engenharia.

Conforme a diretora Roberta Link a pavimentação do pátio – que hoje é coberto com brita – irá acabar com os alagamentos comuns em épocas de chuva e qualificar a realização de diversas atividades. “É no pátio que os alunos fazem Educação Física e a partir do momento que estiver pavimentado haverá um ganho muito grande da qualidade do trabalho desenvolvido”, disse. Responsável por atuar como porta-voz da comunidade junto à SMED, o vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) lembra que desde os primeiros anos de funcionamento da escola – que este ano completou 55 anos de fundação – a comunidade pedia a pavimentação do pátio. “É uma das demandas mais antigas da comunidade escolar que agora finalmente será atendida garantido mais conforto, segurança e qualidade para estudantes, professores e funcionários”, comenta.

Secretário Correa, Marcola e a Diretora da Escola

CRONOGRAMA – A intervenção na Santa Teresinha, conforme o secretário Artur Correa é a principal obra programada para a rede municipal para o período de férias escolares. “Esta é uma obra que não é grande, mas é estruturante e muito importante para a comunidade escolar”, diz. Além deste projeto a Prefeitura irá realizar, na mesma época, a revitalização da cozinha do Colégio Pelotense.

De acordo com o representante da empreiteira, Iury Dias a previsão é de que já na próxima semana sejam montadas as estruturas complementares da obra como sinalização e tapumes externos. Quando as aulas terminarem no final do mês os operários começarão a trabalhar diretamente no piso. 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PT)

Assista a reportagem produzida pela TV Câmara - Pelotas

Nota de Repúdio

Publicado em 13/12/2018.
Nota de Repúdio

Foto: Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Pelotas repudia qualquer tipo e/ou ato de incitação à violência, os quais, infelizmente, foram presenciados na manhã desta quinta-feira.

A Casa do Povo deve ser um local democrático respeitando todas as posições ideológicas. Como Presidente do parlamento pelotense, comunico que já estamos tomando todas as medidas cabíveis necessárias para identificação e responsabilização dos envolvidos, por meio das imagens das câmeras de monitoramento.

Anderson Garcia (PTB)

Presidente da Câmara Municipal de Pelotas

Fabrício Tavares (PSD) é eleito presidente da Câmara Municipal de Pelotas para 2019

Publicado em 12/12/2018.
Com Tavares estarão na nova Mesa Diretora Éder Blank (PDT), Zilda Bürkle (PSB), Salvador Ribeiro (MDB) e Marcos Ferreira (PT)
Fabrício Tavares (PSD) é eleito presidente da Câmara Municipal de Pelotas para 2019

Foto: Assessoria Câmara - Lenise Slawski

Em uma Sessão Extraordinária, que durou cerca de 25 minutos, o vereador Fabrício Tavares (PSD) foi eleito para presidir a Câmara Municipal de Pelotas em 2019. O atual líder do governo Paula, no Legislativo, e presidente das Comissões de Meio Ambiente e de Ciência e Tecnologia obteve 18 votos. A vereadora Fernanda Miranda (PSOL) que também concorria, contabilizou apenas o próprio voto. Ainda houve duas abstenções: dos vereadores Ivan Duarte (PT) e José Sizenando (DEM).

A composição da Mesa Diretora para o terceiro ano da vigésima legislatura terá ainda dois novos nomes para os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes: foram eleitos, respectivamente, Éder Blank (PDT) e Zilda Bürkle (PSB). Nos cargos de primeiro e segundo Secretários houve uma alternância de posição, entre Salvador Ribeiro (MDB) que assume como primeiro Secretário e Marcos Ferreira, o Marcola (PT) que fica de segundo Secretário.

Ao agradecer o apoio dos colegas vereadores, Fabrício Tavares, reafirmou seus compromissos frente ao comando da Casa do Povo. “Minha prioridade é acelerar o processo de definição da nova sede própria da Câmara e espero que até o final de fevereiro nós possamos definir este local” destacou o futuro presidente, apontando também o trabalho para viabilizar implantação de sinal aberto para a TV Câmara, além de ações que atendam o regulamento interno do Legislativo. A nova Mesa assume a partir do dia 02 de janeiro. 

O novo presidente

Fabrício Ckless Tavares da Silva é advogado e ex vice-prefeito de Pelotas, tem 44 anos e há duas décadas acompanha o meio político, onde já exerceu diversos cargos e funções, entre eles: Diretor Regional da Fundação de Atendimento Sócio Educativo do Rio Grande do Sul – FASE/RS (2003/2004), Assessor do senador Sérgio Zambiasi (2004), Secretário Municipal de Habitação e Obras de Pelotas (2005/2006) Secretário Municipal de Obras de Pelotas (2007/2008), Diretor Adjunto da Diretoria de Infra-estrutura e Energia da Agência Gaúcha do Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) (2013), Administrador do Porto de Pelotas (2014) e Secretário de Qualidade Ambiental (2015-2016).

Na eleição Municipal de 2008 foi eleito vice-prefeito de Pelotas, com 109.011 (cento e nove mil e onze votos) ao lado do Prefeito Fetter Junior. Além das responsabilidades legais de um vice- prefeito, também recebeu a missão de coordenar a Defesa Civil do Município e o projeto dos 200 anos da cidade de Pelotas. Em 2016, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador e foi eleito com 2.576 votos.

 Veja como ficou a composição da nova Mesa para 2019

 Presidente – Fabrício Tavares (PSD)

1º Vice-presidente – Éder Blank (PDT)

2º Vice-presidente – Zilda Bürkle (PSB)

1º Secretário - Salvador Ribeiro (MDB)

2º Secretário - Marcos Ferreira – Marcola (PT)

Texto: Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Pelotas.

 

Câmara pede explicações sobre gastos da Prefeitura com iluminação

Publicado em 11/12/2018.
Apresentação do projeto que cria contribuição de iluminação pública motivou pedido de informação
Câmara pede explicações sobre gastos da Prefeitura com iluminação

Marcola analisa pedido de informação | Foto: Lenise Slawski

A apresentação de um projeto da Prefeitura que cria em Pelotas uma contribuição (taxa) para iluminação pública tem gerado debates e dúvidas na Câmara de Vereadores. Além de dividir opiniões a proposta gera questionamentos especialmente sobre quando a administração tem gasto com o serviço e quanto de fato deve e paga para a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

O autor do pedido é o primeiro secretário da Câmara, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) que apela à prerrogativa de agente fiscalizador dos atos do Executivo para justificar o pedido de informações. “A prefeita quer que o contribuinte pague pelo serviço então mais justo sabermos como estão os investimentos nesta área e, claro, quais os custos atuais disso”, comenta.

O pedido aprovado em plenário tem três questões, sendo a primeira delas qual o valor pago pela prefeitura para a CEEE a título de taxa de iluminação pública após a implantação do programa Reluz em 2003? O segundo questionamento diz respeito aos valores pagos anualmente pela Prefeitura à CEEE e o último quer saber o montante exato da dívida de Pelotas com a companhia.

A Prefeitura tem 15 dias para responder aos questionamentos do vereador. 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcos Ferreira (PT)

Vereador Enéias Clarindo convida a comunidade pelotense para participar do Dia e Semana Municipal da Bíblia

Publicado em 07/12/2018.
A programação começa neste domingo e vai até o dia 17 de dezembro

Neste domingo (9) acontecerá o evento inicial que celebrará o valor e a inestimável influência da Palavra de Deus em nossa sociedade. Através de uma extensa agenda de atividades, cristãos que servem ao Reino de Deus nos mais diversos segmentos pelotenses, promoverão voluntariamente a distribuição do Livro mais publicado da história.

De acordo com a Sociedade Bíblica do Brasil, a Bíblia já foi traduzida para quase 3 mil idiomas, sendo estimado que mais de 3,9 bilhões de exemplares tenham sido vendidos no mundo.

Como proponente da Lei nº 6.501, promulgada pela Prefeita Paula Schild Mascarenhas em 02 de outubro de 2017, o Vereador Enéias Clarindo sente-se privilegiado em também poder contribuir para esta celebração pública da Escritura Sagrada – a consoladora, transformadora e infalível Palavra de Deus. “Tenho consciência quanto a importância desta Lei no contexto da cidade, como esperança de ter promovido uma ação concreta que, ano após ano, haverá de ser propagada no decorrer da história da cidade de Pelotas pelas futuras gerações de cristãos”, destaca Clarindo.

O Dia Municipal da Bíblia, que será comemorado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, considera que a semana em que se comemora o “Dia Municipal da Bíblia” será denominada de ''Semana Municipal da Bíblia''. Esta iniciativa, cujos custos orçados são oriundos de doações voluntárias angariadas pelos participantes deste evento especial.

O Vereador ainda destacou a sua gratidão a Deus pelo privilégio de contar com a participação de uma Comissão Organizadora formada pela liderança cristã que serve a causa do Evangelho de Jesus na cidade de Pelotas, bem como salientou o amplo apoio e participação da Escola Adventista de Pelotas, através do Prof. Antônio Barreto (Diretor de Educação da Associação Sul-Rio-Grandense da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Mantenedora da Escola Adventista de Pelotas) e da Diretora Mariângela Velleda Mendes.

 

A programação começa neste domingo e vai até o dia 17 de dezembro

  • Domingo (09/12) - 9h às 12h

Abertura oficial da semana da Bíblia

Leitura da Bíblia

Apresentações Teatrais

Mateada

Participação do grupo de motociclistas Águias de Cristo

Local: Monumento à Bíblia, Praça Dom Antônio Zattera

  • Segunda-feira (10/12), 14h

Contação de histórias com grupo de teatro da Escola Adventista

Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Parque do Obelisco

  • Segunda-feira (10/12), 20h

Pedalada com Pedal Domingueira Pelotas

Leitura da Bíblia e distribuição de frutas 

Local: BIG, Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, nº 2300

  • Terça-feira (11/dez), 13h30min

Doação de Sangue no Hemocentro de Pelotas com distribuição e leitura da Bíblia aos funcionários do local

Local: Hemocentro Regional

  • Quarta-feira (12/dez), 17h30min

Maratona/Leitura da Bíblia nas Alas do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, com distribuição de exemplares da Bíblia em parceria com os Gideões Internacionais no Brasil

  • Quarta-feira (12/12), 19h

Apresentação do Grupo de Casais da Comunidade Martinho Lutero

Local: Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)

  • Quinta-feira (13/12)

Execução do Projeto “Esqueça uma Bíblia” e contação de histórias com grupo de teatro e escolas parceiras da cidade

Local: Centro de Pelotas.

  • Sexta-feira (14/12), 14h30min

Distribuição de exemplares da Bíblia nas Instituições

Local: CAPS, Casa de Passagem e Lar de Idosos

  • Sexta-feira (14/12), 19h

Apresentação do Grupo Flautas “Doces Melodias” da Escola Luterana Emanuel e distribuição de Bíblias

Local: Anfiteatro da Praça Coronel Pedro Osório, frente ao Theatro Sete de Abril

  • Segunda-feira (17/12), 19h

Audiência Pública alusiva ao Dia e Semana Municipal da Bíblia

Local: Plenário da Câmara Municipal de Pelotas


Texto: Assessoria de Imprensa - Vereador Enéias Clarindo (PSDB)


Feirantes pedem ajuda da Câmara para derrubar decreto da Prefeitura

Publicado em 05/12/2018.
Comerciantes reclamam do aumento abusivo das taxas e de pouco tempo para fazer os pagamentos

Revoltados com a determinação da Prefeitura de aumentar em até cinco vezes o valor da taxa da licença para quem quer trabalhar nas feiras livres, uma comitiva de feirantes esteve ontem na Câmara Municipal pedindo ajuda para derrubar o Decreto 6.124 publicado no final de outubro pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Na próxima quinta-feira (6) a tarde será realizada uma reunião pública para discutir o assunto com representantes da prefeita.

O ponto que gera maior reclamação dos comerciantes é aquele que trata da taxa de licenciamento que até então era de uma Unidade de Referência Municipal (URM) por ano, o que equivale a R$ 111,71. A taxa era única e cobrada de todos. O decreto de outubro criou uma nova tabela de cobrança pela qual a taxa passa a variar de 1,5 até cinco URM’s (R$ 558,55) conforme os dias trabalhados pelos feirantes. Quem trabalha um dia pagará 1,5 URM (R$ 167,55) e aqueles que trabalharem sete dias da semana irão pagar o valor máximo. O decreto determina, ainda, que quem não pagar a anuidade dentro de 15 dias poderá ficar proibido de trabalhar.

“Desse jeito vão acabar com as feiras livres, porque parte dos feirantes vai acabar optando por trabalhar menos dias para pagar uma taxa menor e com isso várias feiras ficarão esvaziadas e quem ganha com isso?”, questiona o representante da categoria Vilto Barbosa. A partir disso os feirantes querem que a Câmara pressione a prefeita Paula a anular o decreto.

O vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) que atua como representante dos feirantes junto à Prefeitura defende o cancelamento do decreto e a realização de um amplo debate público com a categoria para preparar uma proposta alternativa. “As feiras livres representam uma importante engrenagem da economia da cidade gerando emprego e renda para centenas de famílias e, principalmente nestes tempos de crise econômica precisamos de um olhar mais sensível sobre a questão e o diálogo é o caminho para isso”, argumentou.

QUEIXAS DA SDR – Os representantes dos feirantes aproveitaram a reunião para formalizar suas queixas com relação ao tratamento dispensado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) ao setor. Os comerciantes reclamam de falta de apoio e diálogo por parte da equipe do secretário Jair Seidl e solicitaram aos vereadores que conduzam uma negociação com a prefeita para recolocar as feiras livres sob os cuidados da Secretaria de Serviços Urbanos como era até o início deste ano.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcos Ferreira (PT)

Prefeita sanciona Lei do vereador Fabrício Tavares que institui Dia Municipal do Deficiente Visual

Publicado em 04/12/2018.
Data foi criada a partir de solicitação da Escola Louis Braille
Prefeita sanciona Lei do vereador Fabrício Tavares que institui Dia Municipal do Deficiente Visual

Foto: Assessoria de Imprensa

Na última sexta-feira, o vereador e líder do Governo na Câmara, Fabrício Tavares (PSD), esteve na Prefeitura de Pelotas, onde participou do ato de sanção da Lei nº 6647/2018, que instituiu o dia 13 de Dezembro como Dia Municipal do Deficiente Visual.

A demanda surgiu após a visita do parlamentar na Escola Louis Braille, onde em conversa com o Presidente, Dilmar Rodrigues e sua Diretoria, surgiu a intenção de contar com uma Legislação municipal desta natureza. Prontamente o pedido foi aceito e a proposta encaminhada na Câmara de Vereadores, tendo sido aprovado por unanimidade.

Para Fabrício Tavares, o tema é de extrema importância e deve ser valorizado: “Fico feliz em poder ajudar a instituição. O trabalho desenvolvido pela Escola Louis Braille é referência para toda a região. É nosso papel contribuir para que a instituição continue desempenhando esse grande trabalho”.

 👉 Semana do Deficiente Visual

Entre os dias 10 e 14 de Dezembro, será realizada na Câmara de Vereadores, a Semana do Deficiente Visual. O evento está sendo organizado pela Escola Louis Braille e contará com diversas atividades, tanto educativas quanto recreacionais e artísticas, voltadas para as pessoas com deficiência. Vale salientar que o evento é aberto ao público e será transmitido ao vivo pela TV Câmara. Mais informações podem ser obtidas na Escola Louis Braille, através do telefone 32221474.

Vereadora Fernanda Miranda denuncia funcionamento da usina de asfalto

Publicado em 03/12/2018.
Denúncia foi protocolada no Ministério Público

Na última sexta-feira (30), a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) esteve no Ministério Público protocolando a denúncia referente ao mal funcionamento da usina de asfalto onde o maquinário estava operando sem filtro de manga, emitindo partículas poluentes diretamente no ar.

Segundo os moradores, a população do entorno da usina sofre há anos com uma fuligem preta, que impede que as janelas sejam abertas e roupas sejam estendidas para secar na rua. Além disso, são recorrentes os casos de problemas respiratórios e alérgicos, que estão diretamente associados a está poeira que sai da chaminé da usina.

Nosso mandato requisitará ao MP que a usina de asfalto, que opera na zona central, seja transferida para o distrito industrial”, complementa Fernanda.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Vereador Salvador Ribeiro promove evento alusivo ao Dia do Evangélico

Publicado em 03/12/2018.
O encontro serviu para apresentação de propostas e ideias relevantes à comunidade evangélica
Vereador Salvador Ribeiro promove evento alusivo ao Dia do Evangélico

Foto: Assessoria de Imprensa - Volmer Perez

O Vereador Salvador Ribeiro na tarde de sexta-feira (30), presidiu no Plenarinho Cândido Silva da Câmara de Vereador de Pelotas, acompanhado de pastores integrantes da Associação de Pastores Evangélicos de Pelotas ( APEPEL), reunião alusiva ao dia municipal do evangélico, que tratou do tema perspectivas e desafios para a igreja de Pelotas.

O evento contou com a presença do pastor Fabrício Costa Ávila (Pastor da Missão do Evangelho Apostólico Amor e Fé e Presidente da APEPEL. O Professor Dr. Jander Monks, pastor da Igreja Fogo, apresentou uma reflexão sobre o tema “ Perspectivas e Desafios para a Igreja de Pelotas” o assunto abordado trouxe à pauta a importância de se construir um caminho mais estreito entre o povo evangélico de nossa cidade e o Poder legislativo, tratando de um novo tempo em que a igreja participará de forma mais ativa na vida legislativa do município. “O dia do Evangélico” foi criado a partir do projeto de Lei Nº 6.285 de 10 de novembro de 2015, de autoria do Vereador Salvador Ribeiro.

O Dia Municipal do Evangélico foi estabelecido para, além de homenagearmos o povo evangélico de nossa cidade, também promover debates como o de hoje, que trata sobre o tema perspectivas e desafios da Igreja de Pelotas, onde podemos debater projetos e propostas de interesse de nossas comunidades a fim de fortalecer nossa representatividade e com certeza exaltar e glorificar o nome de nosso Rei e Salvador Jesus Cristo”, destacou o Vereador Salvador Ribeiro.

Texto: Assessoria de gabinete do vereador Salvador Ribeiro (MDB)


Audiência Pública debate prevenção e luta contra HIV/AIDS

Publicado em 30/11/2018.
Reunião foi proposta pela Comissão de Saúde da Casa
Audiência Pública debate prevenção e luta contra HIV/AIDS

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores realizou nesta sexta-feira (30) uma audiência pública em homenagem ao 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a AIDS e que marca o início do mês de luta e conscientização contra a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. O evento teve a participação de representantes da Secretaria de Saúde e entidades que trabalham com o tema com as ONGs Vale a Vida e Gesto. 

“A desinformação e o preconceito ainda estão muito presentes na comunidade e são os grandes inimigos das políticas públicas voltadas para o combate e a prevenção da AIDS, por isso momentos como este são extremamente importantes e devem ser realizados cada vez mais”, disse o vereador Marcola, presidente da Comissão de Saúde. 

Marcos Ferreira - Marcola presidiu a AP

Dados apresentados pelos técnicos da Secretaria de Saúde indicam haver em todo o RS 18.901 casos de HIV-AIDS mapeados desde 2007, sendo que 8% destes pacientes estão na Zona Sul do estado. Deste total, 78% foi exposto ao vírus em relações heterossexuais. Entre 2012 e 2017 um total de 231 pessoas morreram em decorrência de problemas de saúde agravados pelo vírus HIV em Pelotas.

Texto: Assessoria de Imprensa - Marcos Ferreira - Marcola (PT)

Assista a Audiência Pública na íntegra pelo Facebook da Câmara Municipal de Pelotas

Lançamento do Dia e Semana Municipal da Bíblia

Publicado em 30/11/2018.
Projeto de Lei é de autoria do vereador Enéias Clarindo
Lançamento do Dia e Semana Municipal da Bíblia

Foto: Assessoria de Imprensa - Volmer Perez

Na noite da última quinta-feira (29), aconteceu o lançamento da programação do Dia e Semana Municipal da Bíblia em Pelotas.

Como proponente da Lei nº 6.501, promulgada pela Prefeita Paula Schild Mascarenhas em 02 de outubro de 2017, o Vereador Enéias Clarindo sente-se privilegiado em também poder contribuir para esta celebração pública da Escritura Sagrada – a consoladora, transformadora e infalível Palavra de Deus. “Tenho consciência quanto a importante desta Lei no contexto da cidade, como esperança de ter promovido uma ação concreta que, ano após ano, haverá de ser propagada no decorrer da história da cidade de Pelotas pelas futuras gerações de cristãos”, destaca Clarindo.

O Dia Municipal da Bíblia, que será comemorado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, considera que a semana em que se comemora o “Dia Municipal da Bíblia”, será denominada de ''Semana Municipal da Bíblia''. Esta iniciativa, cujos custos orçados são oriundos de doações voluntários angariadas pelos participantes deste evento especial.

O Vereador ainda destacou a sua gratidão a Deus pelo privilégio de contar com a participação de uma Comissão Organizadora formada pela liderança cristã que serve a causa do Evangelho de Jesus na cidade de Pelotas.

 Clarindo ainda salientou o amplo apoio e participação da Escola Adventista de Pelotas, através do Prof. Antônio Barreto (Diretor de Educação da Associação Sul-Rio-Grandense da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Mantenedora da Escola Adventista de Pelotas) e da Diretora da Escola Adventista de Pelotas, Mariângela Velleda Mendes.

Na ocasião, participaram deste evento de lançamento a liderança de denominações pentecostais, neopentecostais, reformadas e representantes da igreja Católica e Anglicana de Pelotas, como o Vice-Prefeito Idemar Barz.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Enéias Clarindo (PSDB)

Marcus Cunha quer debate com vereadores sobre compra de prédio da Caixa

Publicado em 30/11/2018.
Prédio é um dos locais que a Câmara Municipal poderia se instalar
Marcus Cunha quer debate com vereadores sobre compra de prédio da Caixa

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

O vereador Marcus Cunha (PDT) está surpreso com a notícia de que o presidente da Câmara pretende adquirir o prédio da Caixa Econômica Federal, localizado na rua XV de Novembro, esquina Sete de Setembro, como futura sede do Legislativo.

“Ficamos sabendo pela imprensa que o presidente quer realizar uma negociação deste porte, que envolve o futuro da Câmara de Vereadores e também da cidade, sem consultar os demais parlamentares”, afirmou Cunha. “Precisamos pensar nas audiências públicas, nas sessões lotadas onde assuntos polêmicos são debatidos. A questão da segurança é fundamental. O que poderá acontecer se estivermos no coração da cidade?”

Segundo o líder da Bancada do PDT, uma decisão importante como esta tem que ser debatida internamente. “Todos precisam ser ouvidos, e se for o caso, colocar em votação para a maioria decidir. Não pode ser uma decisão somente do presidente, que deixará o cargo em um mês”, argumentou Marcus Cunha.

Ele lembrou que, na Legislatura anterior, os vereadores realizaram visitas a vários prédios e terrenos para expressar sua opinião. Sobre a alegação de existir uma rede de alta tensão que impediria o uso do terreno na Avenida Bento Gonçalves, que já é do Legislativo, Marcus Cunha disse que seria importante um laudo técnico da CEEE para confirmar o problema.

“Este terreno foi considerado ideal, pois poderíamos construir do zero um prédio como precisamos”, disse. O vereador ponderou que a Ordem dos Advogados de Pelotas inaugurou sua nova sede este ano, construída em seis meses, com um projeto que preserva os recursos naturais e a correta destinação dos resíduos gerados.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

 

Vereadora Fernanda Miranda presta contas à comunidade no calçadão

Publicado em 30/11/2018.
Parlamentar entregou informativos e conversou com a população
Vereadora Fernanda Miranda presta contas à comunidade no calçadão

Foto: Assessoria vereadora

Na tarde de quinta-feira (29), o mandato do PSOL fez mais uma prestação de contas junto à população pelotense, através da entrega do informativo e conversando sobre os projetos e lutas dentro da Câmara de Vereadores.

Desde que assumiu a primeira cadeira do PSOL no Legislativo Pelotense, o mandato distribui periodicamente um informativo, como forma de levar até a população sua atuação e para que os pelotenses possam contribuir e fiscalizar.

"Isso é trabalho de base, é construção coletiva e respeito à população, que merece figuras públicas comprometidas com as demandas do povo pelotense e que se proponha a estar nas ruas não só em época eleitoral." colocou a vereadora Fernanda. 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Vereador Fabrício Tavares presta homenagem para o Ambulatório União

Publicado em 29/11/2018.
Empresa foi fundada há 62 anos em Pelotas

Na manhã desta quinta-feira (29), o vereador e líder do Governo na Câmara, Fabrício Tavares (PSD), prestou homenagem ao Ambulatório União pela passagem dos seus 62 anos de história. Na ocasião, o proprietário da empresa, Rodrigo Maciel Conceição e sua esposa Lisane Clasen Conceição, receberam uma placa alusiva a data.

Placa foi entregue aos proprietários

O Ambulatório União atende em Pelotas desde 1956, naquela época conhecido como Ambulatório Santo Antônio, vem ao longo dessas mais de seis décadas cumprindo o seu propósito de aliado na melhoria da saúde pública da nossa região. Hoje, com equipes multi-disciplinares o Ambulatório União atua em vários serviços como atendimento domiciliar, serviço de ambulância (sendo um dos pioneiros nesta área), procedimentos estéticos, psicólogos, nutricionistas, equipe médica, fisioterapia, posto de coleta laboratorial, eletrocardiograma, eletro encefalograma, equipe de socorristas para eventos e muito mais. A meta ainda é implementar um pronto atendimento para a esfera popular com serviços imediatos de 'raio X' e tomografia computadorizada, atendimento esse conhecido como 'livre demanda' durante as 24 horas do dia.

A empresa emprega cerca de 20 profissionais de forma direta e indireta, prestando seus serviços em toda a região sul. Localizado em área central de Pelotas, Rua Marechal Deodoro, 1049, o Ambulatório União vem cumprindo ao logos de seus 62 anos de existência a tarefa de tornar o atendimento de saúde mais humanizado e acessível a todos que utilizam os seus serviços, tornando-o merecedor desse reconhecimento institucional.

Para Fabrício Tavares, a homenagem é um reconhecimento pela história e pelo trabalho desenvolvido: "Fico feliz em poder homenagear uma empresa Pelotense, que além de prestar um belo trabalho, gera emprego e renda no nosso município".

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares

Vereador Enéias Clarindo (PSDB) participa da Marcha para Jesus 2018

Publicado em 29/11/2018.
Evento está entre as maiores manifestações de fé da região sul.
Vereador Enéias Clarindo (PSDB) participa da Marcha para Jesus 2018

Foto: Assessoria de Imprensa

Realizada no último sábado (24) a tarde, a celebração da Marcha para Jesus deste ano contou com a participação recorde de membros das diversas denominações cristãs que servem ao Reino de Deus na comunidade pelotense.

Com o tema, "Desperta-te, Ele vem!", o Pr. Fabrício Costa Ávila (Presidente da APEPEL), destacou que em mais de 20 anos deste importante evento da Igreja na cidade, a manifestação pública da fé em Jesus tem promovido a unidade deste relevante segmento da sociedade sem gerar um custo financeiro sequer aos cofres públicos, como propiciado a prestação de serviços voluntários para um relevante número de pelotenses.

Acompanhando o percurso da Marcha, o Vereador Enéias Clarindo (PSDB) salientou a importância desta agenda internacional também estar sendo realizada em Pelotas, pois o seu crescimento e o envolvimento da comunidade, fomenta a cultura de esperança, fé e amor. “Acredito que este importante ato público de fé, reverbera em toda a cidade a mensagem do Evangelho de Jesus que nos revela o amor gracioso e salvador de nosso Deus e Pai”, afirma Clarindo.

Texto: Assessoria do vereador Enéias Clarindo (PSDB)

Preocupação com a orla do Balneário dos Prazeres chega à Câmara

Publicado em 28/11/2018.
Falta de manutenção, limpeza, podas e tratamento de árvores são queixas dos moradores
Preocupação com a orla do Balneário dos Prazeres chega à Câmara

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

Preocupados com as condições da orla do sua praia, moradores do Balneário dos Prazeres procuraram a Câmara de Vereadores para pedir ajuda.A falta de poda de árvores, retirada de troncos e galhos derrubados nas ventanias da primavera, limpeza e manutenção de espaços públicos foram as principais preocupações relatadas.

No final da manhã de quarta-feira (28) o primeiro secretário da Câmara de Vereadores, vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) esteve no Balneário dos Prazeres para conferir de perto as situações relatadas pelos moradores da localidade. Apesar de encontrar a grama roçada e parte da área de mata à beira da lagoa limpa – equipes da empresa de limpeza urbana trabalharam no local na segunda e na terça-feira – o vereador constatou vários pontos de acúmulo de lixo doméstico além de troncos, galhos e árvores inteiras derrubadas desde os temporais de outubro e início de novembro.

Marcola vistoria a gruta de Iemanjá no Barro Duro

Tanto quanto a necessidade de ações urgentes de limpeza e organização dos espaços da orla, o vereador defendeu a necessidade de elaboração de um plano de contenção da erosão causada pela lagoa nas matas e construções localizadas em suas margens. “Se nada for feito agora, dentro de algumas décadas tudo aqui terá sido perdido e engolido pela água, é preciso um estudo e um plano de manejo e controle deste ambiente”, declarou Marcola.

Na próxima semana o tema deverá ser pauta de reunião do vereador com representantes das secretarias de Qualidade Ambiental e Serviços Urbanos. “O Balneário dos Prazeres precisa ser visto como uma prioridade e não ser lembrado apenas quando o verão chega e, mesmo assim, após os outros balneários terem recebido atenção”, disse.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcos Ferreira (PT)

Vereador Marcus Cunha critica fechamento de turmas do EJA municipal

Publicado em 28/11/2018.
Programa possibilita que pessoas adultas concluam o ensino fundamental e médio
Vereador Marcus Cunha critica fechamento de turmas do EJA municipal

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

A decisão da Prefeitura de fechar turmas de alunos de Educação de Jovens e Adultos que funcionam à noite em escolas municipais, não agradou ao vereador Marcus Cunha (PDT). Ele foi procurado por alunos e professores que pediram para interceder junto ao governo, pois com a diminuição de locais, muitos não poderão continuar os estudos.

“O PDT vai chamar uma audiência pública, em conjunto com a vereadora Fernanda Miranda e o vereador Ademar Ornel, para ouvir o secretário de Educação e pedir que reveja a postura do município. O que é mais importante? O interesse econômico ou o estímulo à educação?”, argumentou Marcus Cunha, da tribuna da Câmara, nesta quarta-feira, 28/11.

Segundo o parlamentar, o programa de Educação de Jovens e Adultos, EJA, internalizado nos bairros, possibilita que os moradores que não tiveram a chance de estudar na idade própria, possam fazê-lo mais adiante e se qualificar melhor para o mercado de trabalho.

“Enquanto sociedade, ignoramos o número de mulheres que querem continuar a estudar para melhorar suas condições de vida.” explicou Marcus Cunha. “São elas quem mais enfrentam a violência se estiverem sozinhas na rua à noite”, completou.

Ao acompanhar o levantamento dos núcleos de escolas municipais que passarão a oferecer o EJA a partir de 2019, Marcus Cunha percebeu que a distância entre as escolas que fecharão e as que serão mantidas é muito grande. “Com certeza, muitas pessoas desistirão de estudar. Cito como exemplo, o Núcleo Três Vendas. As aulas ocorrerão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Osório, que se localiza na Avenida Fernando Osório 1522, ao lado da Associação Rural. Esta escola vai receber alunos das escolas Antonio Ronna, que fica na Avenida Princesa do Sul, 3155, na Vila Princesa, a cerca de dez quilômetros. Na mesma Escola Fernando Osório deverão estudar os alunos da Escola Independência, a quatro quilômetros de distância”, explicou o vereador.

Distâncias entre escolas de acordo com a divisão de núcleos da Prefeitura

Núcleo Fragata: as aulas ocorrerão na Escola de Ensino Fundamental (Emef) Mariana Eufrásia, que atenderá estudantes das escolas Dr. Alcides de Mendonça Lima (localizada a um quilômetro de distância), Olavo Bilac (localizada a mais de dois quilômetros de distância), e do próprio educandário.

Núcleo Areal: as aulas ocorrerão na Emef Bibiano de Almeida, que atenderá estudantes das escolas Cecília Meireles, Piratinino de Almeida e do próprio educandário.

Núcleo Três Vendas: as aulas ocorrerão na Emef Ministro Fernando Osório, que atenderá estudantes das Emefs Antônio Ronna (localizada a dez quilômetros) e Independência (localizada a seis quilômetros), do seu anexo (que funcionava na Escola Estadual Leivas Leite, localizado a dois quilômetros e meio) e do próprio educandário.

Núcleo Centro/Porto: as aulas ocorrerão na Emef Joaquim Assumpção, que atenderá estudantes do seu anexo (que funcionava na Universidade Católica de Pelotas) , da escola Ferreira Vianna, e do próprio educandário.

Núcleo Bom Jesus: as aulas ocorrerão na Emef Almirante Saldanha da Gama, que atenderá estudantes da escola Núcleo Habitacional Dunas e do próprio educandário.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

 Assista o pronunciamento do vereador Marcus Cunha sobre o tema

Nova legislação para táxis tem apoio do vereador Fabrício Tavares

Publicado em 28/11/2018.
Parlamentar mediou o dialógo entre categoria e executivo
Nova legislação para táxis tem apoio do vereador Fabrício Tavares

Foto: Assessoria vereador

O vereador Fabrício Tavares (PSD), líder do governo na Câmara Municipal de Pelotas, em seu pronunciamento na sessão desta quarta-feira (28), relatou sobre a reunião com representantes do Sindicato dos Taxistas de Pelotas e a Prefeita Paula Mascarenhas, que teve como pauta um novo Projeto de Lei que regulamenta o serviço de Táxi em Pelotas. Uma das questões mais importantes para os taxistas, e que consta no novo projeto, resolve questões fundamentais como a transferência das placas intervivos e causa mortis.

Será necessária também uma alteração na Lei Orgânica do Município que muda o componente principal do processo, transformando a "permissão" que vigora atualmente em "autorização" . A mudança, além de atender uma determinação do STF – Supremo Tribunal Federal, coincide com uma demanda antiga da categoria e se adapta a nova realidade do setor.

Em uma segunda etapa, após a alteração da Lei Orgânica em relação ao termo, será produzida uma legislação ordinária regulamentando os serviços de táxis no município. O vereador Fabrício Tavares salienta que a construção do novo modelo vem sendo capitaneada pelo Sindicatos dos Taxistas, ou seja, pela própria categoria. “Conseguimos acertar diversas questões junto à Secretaria de Transportes e com a Procuradoria Geral do Município, para que nos próximos dias o PL seja enviado para a Câmara e, posteriormente, entre na pauta de votação”, salientou Tavares.

Segundo o Sindicato dos Taxistas as alterações propostas vão viabilizar agilidade e competitividade para o táxi tradicional.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares (PSD)

Assista o pronunciamento do vereador Fabrício Tavares sobre o tema

Câmara faz homenagem aos 20 anos do PROERD

Publicado em 27/11/2018.
Programa da BM foi tema de audiência pública realizada nesSa segunda-feira
Câmara faz homenagem aos 20 anos do PROERD

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

 A Câmara de Vereadores realizou nesta segunda-feira (26) uma audiência pública em comemoração aos 20 anos de existência do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) no Rio Grande do Sul. Coordenado pela Brigada Militar (BM) o programa envolveu neste semestre, somente em Pelotas, 2.100 estudantes de 35 escolas públicas e privadas. Participaram da audiência representantes do comando da BM e soldados monitores, Ordem dos Advogados do Brasil, professores e estudantes das escolas atendidas.

“Desde que o Proerd chegou foi bem importante e ensinou muitas coisas, como não se atirar nas drogas e a respeitar o próximo e que podemos melhorar o mundo e deixar tudo bem mais melhor do que está hoje”, assim a estudante Karinara Siqueira Vaz, de 11 anos, da escola Luiz Carlos Correa da Silva, na Guabiroba resumiu a importância dos ensinamentos do programa para sua turma.  

Marcola entrega placa de homenagem ao Comandante do 4º BPM

Tanto o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Eduardo dos Santos Perachi com a presidente da secção local da OAB, Paula Grill destacaram a importância e a dedicação dos policiais que atuam como monitores nas escolas para o sucesso do programa que atende alunos das turmas de quinto ano do Ensino Fundamental. “Vocês são multiplicadores da ideia de que a BM existe para proteger a todos e isso é muito importante”, disse Paula.

Responsável por promover a audiência pública, o vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT), justificou a iniciativa reconhecendo a importância do Proerd tanto para afastar as crianças e jovens das drogas e da violência como para formar cidadãos. “O programa incentiva a construção de cidadãos responsáveis capazes de dizer ‘não’ às tentações das drogas e da criminalidade e, sobretudo, capazes de respeitar o próximo com todas suas diferenças seja de gênero, de religião, de cor ou classe social. Ou seja, o Proerd ajuda a moldar cidadãos prontos para construir uma sociedade igualitária e humana, que é a única que podemos aceitar”, disse. 

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcos Ferreira (PT)

Obras no bairro Lindóia serão refeitas pela Prefeitura

Publicado em 27/11/2018.
Recapagem do Passeio Um pavimentado em junho e que não durou quatro meses será refeita
Obras no bairro Lindóia serão refeitas pela Prefeitura

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

Nas próximas semanas o secretário municipal de Obras, Eduardo Tejada deve apresentar à prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) projeto para refazer a pavimentação do Passeio Um da Cohab Lindoia que quatro meses após ser concluída já está arruinada. Na segunda-feira (26) o secretário vistoriou o local acompanhado do vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT) que atua como porta-voz da comunidade.

Ao vistoriar os pouco mais de 400 metros da rua o secretário pode ver de perto as crateras abertas no pavimento colocado em junho. “O tratamento não deu certo porque a drenagem não foi bem feita”, justificou. Diante de moradores da vizinhança Tejada afirmou que irá solicitar a inclusão da obra no cronograma do início de 2019. “Por ser uma obra já classificada como pronta e que apresentou problemas deve ser prioridade”, especulou. O secretário adiantou que, talvez, consiga a liberação de verba para estender as obras para outros passeios próximos que acabam afetados pelos problemas de alagamentos.

Marcola visita o Passeio Um junto com o secretário Tejada

O vereador Marcola disse, em nome da comunidade, que espera ver a obra concluída durante o verão. “O projeto executado pela Prefeitura apresentou problemas que causaram desperdício de dinheiro público e mais transtornos aos moradores, agora queremos uma solução definitiva e vamos cobrar a prefeita sobre isso”, declarou.  

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcos Ferreira (PT)

Vereadora Fernanda Miranda se posiciona sobre o PL que modifica a remuneração dos Funcionários Municipais de Pelotas

Publicado em 26/11/2018.
Vereadora Fernanda Miranda se posiciona sobre o PL que modifica a remuneração dos Funcionários Municipais de Pelotas

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

Infelizmente o Projeto de lei, que seria para a adequação da remuneração dos servidores, chega à casa legislativa sem um amplo debate prévio com a categoria e para piorar no final do ano, quando todos já estão exaustos.

O mandato do PSOL entende que a proposta apresentada retira vários direitos dos professores, tratando-se de um projeto injusto que produz uma nítida desvalorização do magistério municipal.

 Entenda porque afirmamos que a proposta é injusta:

1) Não contempla os funcionários públicos que têm como vencimento básico menos de um salário mínimo;

2) Retira direitos históricos de todos os professores municipais, que serão os que mais vão perder direitos como hora atividade, incentivo de formação, e gratificações incorporadas ao longo do tempo de serviço, além da diminuição do difícil acesso, entre outros;

3) Prevê a diminuição e retirada de incentivos conquistados historicamente com o objetivo de implementar o piso do magistério, que ainda não é pago em Pelotas. É uma manobra desleal que visa poupar com o pagamento do que prevê a lei do piso, porém, retirando e diminuindo direitos de uma categoria, que já é tão desvalorizada;

4) Retira os Auxiliares da educação infantil do quadro do magistério;

5) Acaba com a escolha democrática das equipes diretivas.

Essa proposta contraria lutas históricas travadas por educadoras e educadores. Lamentavelmente, corrobora com a desvalorização dos profissionais da educação, fato que tanto denunciamos. O projeto é apresentado justamente numa conjuntura desfavorável aos funcionários públicos, principalmente o magistério, que vem enfrentando cotidianamente propostas como Escola sem Partido, o sucateamento da educação, o parcelamento de salários, o congelamento de recursos como a EC 95.

"O mandato do PSOL estará ao lado dos professores na Câmara de Vereadores. Defendemos o pagamento integral do Piso Nacional do Magistério para os profissionais da educação e a manutenção de todos os direitos conquistados ao longo dos anos. Os professores merecem mais direitos!", afirma a vereadora Fernanda.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Câmara Municipal pode seguir na área central

Publicado em 26/11/2018.
Edital de seleção de prédio disponível à venda está aberto
Câmara Municipal pode seguir na área central

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

Mais uma medida com vistas a adquirir uma sede própria para Câmara Municipal de Pelotas está em curso. Um edital de seleção foi aberto pela presidência do Legislativo a fim de selecionar imóveis que estejam à disposição para venda. O imóvel deverá estar localizado na área central da cidade e ter área aproximada de 2.000 m².

Ao longo dos últimos anos, o Legislativo criou um fundo para aquisição de uma sede própria que já soma cerca de R$ 10 milhões de reais. A ideia é economizar aproximadamente R$ 44 mil reais mensais com o custo de aluguel. Para o presidente da Câmara, o vereador Anderson Garcia (PTB) é fundamental unir essa economia com a facilidade de acesso à Casa do Povo. “Estamos percebendo uma migração de grande parte dos investimentos para localidades como a avenida Ferreira Viana e bairro Três Vendas e precisamos recuperar a movimentação na área central” explicou Garcia.

As propostas

O recebimento dos envelopes com as propostas de cada interessado vai até a próxima sexta-feira, 30 de novembro, das 7h30 às 13h30, na Câmara, localizada na rua Quinze de Novembro, 207.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Assista a reportagem produzida pela TV Câmara Pelotas

Vereador Enéias Clarindo declara apoio à candidatura de Fabrício Tavares para presidência da Câmara

Publicado em 23/11/2018.

Tendo sido considerada a minha candidatura para presidir a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pelotas, no exercício parlamentar de 2019, de imediato, considerei ser um grande privilégio, pois é uma honra poder contribuir para o contínuo desenvolvimento do trabalho legislativo em nossa cidade. Após considerar todos os fatores pertinentes a possibilidade de também dispor o meu nome para apreciação dos demais parlamentares, deliberei no sentido de continuar promovendo a unidade da base do governo no presente pleito. Ainda que tenha consciência de que seria legítimo oferecer a minha candidatura, tenho por premissa fundamental realizar o meu trabalho parlamentar sobre lastro que tenha por objetivo promover unidade em meio à multiplicidade de ideias. Acredito que este tipo de atitude propicia a verdadeira cidadania. Por esse simples e justo motivo, sempre adotarei a postura de continuar servindo a comunidade pelotense ao desenvolver este mandato em apoio à decisão de aproximadamente 60% dos eleitores que escolheram a proposta de governo da Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). E em função deste compromisso maior, reitero o meu apreço à candidatura do Vereador Fabrício Tavares (PSD), que terá amplo apoio de minha parte para promover a economicidade e a qualificação técnica desta Casa do Povo.

Vereador Enéias Clarindo

2ª Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pelotas

Líder da Bancada do PSDB

Vereadora Fernanda Miranda questiona asfaltamento em vias sem demanda prioritária

Publicado em 23/11/2018.
Uma obra faz o trabalho de asfaltamento no Recanto de Portugal
Vereadora Fernanda Miranda questiona asfaltamento em vias sem demanda prioritária

Rua João Gomes Nogueira

Um dos primeiros pedidos de informação que o mandato do PSOL fez, ao assumir a cadeira na Câmara de Vereadores, foi sobre o asfaltamento de vias que não são justificadas como urgentes e questionou qual a prioridade da prefeita para atender a demanda da população referente à pavimentação. Na ocasião, a resposta do executivo foi de que atenderam a reivindicação dos moradores da localidade, o que é bastante controverso tendo em vista que existem reivindicações históricas e muito mais urgentes de pavimentação e que nunca foram atendidas.

A prefeitura está dando prioridade para asfaltar um local que não passa ônibus, caminhão ou sequer tem uma grande movimentação, como no caso do Recanto de Portugal, que é uma zona nobre. A justificativa para a prioridade da obra é de que a via leva a um clube social onde ocorrerá um evento de âmbito internacional. Enquanto isso, os bairros periféricos como o Pestano, Getúlio Vargas, Passo do Salso, entre outros continuam sem pavimentação e sem atendimento de suas demandas históricas.

Rua Adolfo Fetter

O mandato do PSOL, através da vereadora Fernanda Miranda, seguirá cobrando do poder público que providencie o asfaltamento urgente das ruas do trajeto do transporte público e que ainda não são pavimentadas, principalmente as ruas João Gomes Nogueira, e Adolfo Fetter - nesta última já ocorreram acidentes com mortes, denunciado por vários movimentos sociais.

"Solicitamos que os moradores dessas localidades se organizem para fazer essa reivindicação e pressionem a prefeitura. O poder público não pode seguir governando apenas para algumas áreas privilegiadas da cidade, e deve sim atender com prioridade de urgência e de forma justa as demandas da população que mais precisa., afirma a vereadora.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda - PSOL

Vereadora Fernanda Miranda visita usina de asfalto e recebe denúncias graves

Publicado em 22/11/2018.
Moradores da região relatam que sofrem por conta da usina
Vereadora Fernanda Miranda visita usina de asfalto e recebe denúncias graves

Foto: Assessoria vereadora

Na tarde de quarta-feira (21) a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) esteve em visita à Usina de asfalto na Secretaria de Obras do município, junto do SIMP (Sindicato dos Municipários de Pelotas) para averiguar denúncia de que a usina estaria funcionando sem um filtro essencial que evita a emissão de substâncias tóxicas. A denúncia foi de que o filtro não estaria sendo usado para acelerar o processo de produção do asfalto, com finalidade de concluir mais rapidamente a obra no Recanto de Portugal.

A denúncia é muito grave, e os moradores da região relatam que sofrem há anos com a usina, tendo dias em que não dá para respirar, segundo eles. Também colocaram que na região tem um alto índice de doenças alérgicas e tosse, e que os moradores têm medo do tipo de substância que sai da chaminé. Os moradores reivindicam a retirada da usina daquele local, defendendo que esteja alocada em um lugar afastado de residências.

Os trabalhadores da Secretaria também reclamam da fumaça e relatam que já houve uma explosão na Usina, com um trabalhador queimado. Foi confirmado que a usina estava operando sem os filtros - que estavam pelo chão - e que são trazidos de São Paulo para reposição. Com o filtro há uma diminuição da fumaça expelida com poluentes.

Ou seja, além de afetar os moradores e trabalhadores, afeta também o meio ambiente. Encaminharemos uma denúncia ao Ministério Público e solicitaremos esclarecimentos da Prefeitura Municipal sobre a usina.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Câmara homenageia 68 anos da General Telles

Publicado em 21/11/2018.
Vereador Antonio Peres, proponente, integra a velha guarda da escola
Câmara homenageia 68 anos da General Telles

Foto: Assessoria de Imprensa Câmara - Volmer Perez

Maior campeã do carnaval de Pelotas a Escola de Samba General Telles completou 68 anos neste mês. A entidade carnavalesca será homenageada através de audiência pública na próxima sexta-feira (23) às 19h30min no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Antonio Peres – Toninho (PSB).

A homenagem a escola já é uma tradição do mandato do parlamentar que integra a velha guarda da vermelho e branco.

 “O carnaval e a Telles estão entre as minhas paixões. Homenagear a escola é referendar a maior festa popular do país, e relembrar os grandes carnavais de Pelotas que já foi considerada a terceira melhor festa de momo do Brasil”, destacou o parlamentar.

General Telles

Fundada em oito de novembro de 1950, a Escola de Samba General Telles, é a maior campeão do carnaval de Pelotas com 21 títulos, o último deles conquistados em 2010, com o enredo em homenagem a Theatro Sete de Abril, “Em festa de bamba, o teatro vira samba”. Entre seus principais fundadores estão Alfredo Chagas, Milton Galfru, Sidney Rodrigues, Valter Leal e Osvaldo Meireles. O atual presidente é Marcos Moraes (Marcão). A escola carrega as cores vermelho e branco e tem como símbolo o coração.

Texto: Assessoria de Imprensa -  vereador Antonio Peres – Toninho (PSB)

Vereador Enéias Clarindo participa da festa de 87 anos da Igreja Batista Filadélfia

Publicado em 19/11/2018.
Vereador Enéias Clarindo participa da festa de 87 anos da Igreja Batista Filadélfia

Foto: Assessoria vereador

Na noite desse domingo (18), o vereador Enéias Clarindo participou da festa de aniversário dos 87 anos da Igreja Batista Filadélfia (IBF) em Pelotas. Com o tema deste ano “Grandes Coisas Estão Por Vir”, referenciando o Salmo 126:3, a celebração contou com o louvor de conjuntos musicais da IBF, tendo o preletor Pastor Gilberto, da Igreja de Novo Hamburgo.

“É com muita alegria que recebemos o convite para participar desde culto de ação de graças, onde celebramos que a Palavra de Cristo está sendo levada há 87 anos através da existência da Igreja Batista Filadélfia em Pelotas. Agradecemos a Deus pela vida do Pastor Joel Dias, que tem dirigido esta obra com excelência”, comentou Clarindo.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Enéias Clarindo

Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon

Fique por dentro da rotina