Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores recebem secretários de escolas

Vereadores recebem secretários de escolas

Publicado em 14/03/2019.
Representantes dos servidores procuraram Câmara Municipal para rever atribuições
Vereadores recebem secretários de escolas

Foto: Assessoria da Câmara - Lenise Slawski

Insatisfeitos com o que classificam como distorções de suas atribuições os secretários das escolas municipais deram início nesta quarta-feira (13) a uma mobilização para cobrar da Prefeitura solução para os problemas. A primeira ação da categoria foi a realização de uma reunião fechada na Câmara Municipal coordenada pelo vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT).

A principal reclamação é de que a categoria está sobrecarregada de atribuições que não dizem respeito a sua função, como controlar o ponto dos funcionários da empresa terceirizada contratada para a limpeza das escolas, cobrar professores sobre o registro de atividades, fazer o balanço patrimonial das escolas, controlar estoques e uso de livros didáticos, além de serviços de telefonista, portaria e monitoria. Os secretários dizem que o excesso de atribuições e responsabilidades torna a jornada de oito horas diárias insuficiente para cumprir todas as tarefas. Outro ponto de reclamação é o salário líquido considerado muito baixo para servidores de nível médio e que, em média, gira em torno de R$ 780,00 mensais.

A partir da explanação dos servidores a Câmara deverá interceder junto à Secretaria Municipal de Educação (SMED) para abrir uma canal de negociação. “Há uma flagrante situação de exploração destes servidores que estão sendo sobrecarregados com responsabilidades que não deveriam ser suas atribuições, pois exigem um grau de responsabilidade compatível apenas com cargos de chefia, por isso queremos que o secretário abra a discussão de como a administração poderá solucionar essa questão”, comenta Marcola.

Na próxima terça-feira, dia 19 de março a categoria voltará à Câmara para realizar uma reunião ampliada e aberta com o objetivo de discutir os problemas mais detalhadamente. O encontro com os vereadores está marcado para às 19h. Também participaram da reunião desta quarta-feira os vereadores Éder Blank (PDT), Fernanda Miranda (PSOL), Marcus Cunha (PDT), Zilda Bürkle (PSB), Daine Dias (PSB) e Vicente Amaral (PSDB).

Texto: Assessoria do vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT)

Assista a reportagem produzida pela TV Câmara Pelotas