Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Fernanda Miranda segue em busca de respostas para a possível fraude nos exames citopatológicos realizados pelo SUS na cidade de Pelotas

Vereadora Fernanda Miranda segue em busca de respostas para a possível fraude nos exames citopatológicos realizados pelo SUS na cidade de Pelotas

Publicado em 04/10/2018.

Na data de ontem, 01 de outubro de 2018, o mandato da Vereadora Fernanda Miranda, em conjunto com o PSOL - Partido Socialismo e Liberdade e o PCB - Partido Comunista Brasileiro, protocolaram no Ministério Público Federal, uma denúncia sobre os exames citopatológicos realizados pelo SUS na cidade de Pelotas.

A denúncia postula a instauração de procedimento no âmbito do Ministério Público Federal para apurar eventuais irregularidades e responsabilidades que dizem respeito às recentes denúncias de fraude nos exames pré-câncer na cidade.

A importância da atuação do MPF está fundamentada no evidente descaso do poder público municipal com a fiscalização do Sistema Único de Saúde no município, diante de uma série de suspeitas sobre os exames citopatológicos, apresentadas desde o ano de 2014, por parte de profissionais de saúde da UBS Bom Jesus e médicas pesquisadoras da Universidade Federal de Pelotas, que constataram uma discrepância entre os diagnósticos das pacientes.

Muito embora, a questão central da problemática seja a vida das mulheres pelotenses, a Prefeitura de Pelotas somente tomou providências sérias diante dos fatos denunciados, após a exposição pública das denúncias no Jornal Diário da Manhã, em julho deste ano. Em mais uma demonstração de descaso com os interesses - e a vida - da população e de defesa dos seus próprios interesses. Uma vez que tenta culpabilizar somente o laboratório responsável pelas análises dos exames citopatológicos, pelas possíveis fraudes. Ignorando desta forma, a sua responsabilidade com a fiscalização dos serviços prestados pelo mesmo e com a qualidade do atendimento público de saúde do município.

"Reforçamos nosso compromisso com as mulheres pelotenses, não permitiremos que estes fatos alarmantes sejam abafados e esquecidos. Nosso compromisso é com a defesa dos direitos fundamentais da população." reforça Fernanda Miranda.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon

Fique por dentro da rotina