Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Daiane Dias tem cinco Projetos de Lei sancionados pelo Poder Executivo nessa terça

Publicado em 24/10/2018.
Desde o primeiro mandato, a parlamentar já soma 12 Leis sancionadas

Foto: Assessoria Câmara - Volmer Perez

A prefeita Paula Mascarenhas sancionou, nessa terça-feira (23), cinco leis de autoria da vereadora Daiane Dias (PSB), referentes a valorização cultural, a prevenção a violência contra a mulher, a proteção e defesa dos direitos das Crianças e Adolescentes e dos moradores em situação de rua.

• Cultura

O ato de assinatura da Lei 6.632 de 24 setembro de 2018, que institui o Dia Municipal do Samba, foi realizado na sala de reuniões do Paço Municipal e contou com a presença da Comissão do Movimento Cultural do Samba.

A partir de hoje, Pelotas terá em seu calendário oficial de eventos o Dia do samba, a ser celebrado no primeiro domingo do mês de dezembro. Conforme o músico e ativista cultural Emerson Nunes, Pelotas é o terceiro Município do país a ter um dia dedicado à valorização desta cultura.

“Depois da cidade do Rio de Janeiro e de Salvador, Pelotas oficializa esta data e assim homenageia a população negra do Município”, afirma.

Posteriormente a prefeita sancionou a Lei 6.639 de 03 de outubro de 2018, declarando utilidade pública a Banda Carnavalesca Cultural e Recreativa Meta. Na ocasião, o presidente da entidade, Ubirajara Gill (Birinha), agradeceu o reconhecimento do Poder Público bem como a iniciativa da vereadora.

• Combate ao Feminicídio

A Lei 6.635 de 24 de setembro de 2018 inclui no calendário oficial do Município a Semana de Combate e Conscientização ao Feminicídio e Violência contra a Mulher, a ser oficializado na última semana de maio. A vereadora enfatizou que por maio ser um mês lembrado como o mês das mães, deveria ser marcado também por ações de luta e resistência da violência contra as mulheres.

“Quantas mães choram pela perda de suas filhas e quantas filhas também choram por perder a mãe por este tipo de violência”, declarou a vereadora.

• Proteção à integridade de pessoas em vulnerabilidade

A Lei 6.638 de 03 de outubro de 2018 dispões da proibição da retirada e recolhimento dos utensílios e demais pertences como: cobertores, colchões e outros, das pessoas em situação de rua. O objetivo é promover o direito, a proteção e o resguardo dos pertences dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

• Proteção aos jovens

A Lei 6.630 de 14 de setembro de 2018 obriga os proprietários de estabelecimentos comerciais noturnos de Pelotas a fixarem, em local visível e de fácil acesso, o aviso do artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que proíbe a venda, o fornecimento ou a entrega de bebidas alcoólicas ou outros produtos que possam causar dependência física ou psíquica a menores de 18 anos. O descumprimento pode acarretar ao proprietário do estabelecimento medidas administrativas, multa ou prisão.

Daiane destacou que uma das suas obrigações como vereadora é ter um olhar atento e especial as necessidades da população, bem como elaborar políticas que possam efetivamente promover os direitos e cuidados das pessoas.

Foto: Assessoria Câmara - Volmer Perez

Em dois anos de mandato, a parlamentar já tem 12 Leis sancionadas pelo Poder Executivo.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Daiane Dias (PSB)

Assista o pronunciamento da vereadora na sessão ordinária dessa quarta-feira (24)