Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Marcus Cunha recebe informações de exames pré-câncer do Hospital de Piratini

Publicado em 12/09/2018.
Entre os exames, alguns deram resultado positivo

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

Entre os 150 laudos, dos primeiros quatro lotes encaminhados à Prefeitura de Pelotas pelo Hospital de Piratini, contratado para realizar dois mil novos exames de pré câncer, foram constatados 17 casos com resultados positivos, incluindo um caso de adenocarcinoma. Os demais são de atipias, que recomendam o acompanhamento das pacientes pelo médico, de acordo com a profissional.

A informação é da farmacêutica Beatriz D’Ávila, responsável pelo laboratório do Hospital de Piratini, ao vereador Marcus Cunha (PDT), que assumiu a titularidade da CPI que investiga irregularidades nos exames de pré câncer realizados por laboratório contratado pela Prefeitura até agosto deste ano.

Segundo a farmacêutica, o Departamento da Saúde da Mulher, que integra a Secretaria Municipal da Saúde de Pelotas, já encaminhou ao laboratório 18 lotes com lâminas de cerca de 30 mulheres em cada lote.

O vereador Marcus Cunha considerou elevado o número de exames positivos. “Diferente dos resultados que causaram suspeitas na equipe da UBS Bom Jesus e outros postos, por virem sempre negativos, agora aparecem estes positivos, o que é mais um fato a comprovar a importância de nossa investigação”.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)