Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Marcus Cunha alerta para risco de partos realizados no Pronto Socorro

Vereador Marcus Cunha alerta para risco de partos realizados no Pronto Socorro

Publicado em 26/09/2018.
O pedido é por mais leitos de maternidade
Vereador Marcus Cunha alerta para risco de partos realizados no Pronto Socorro

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

O vereador Marcus Cunha (PDT) considerou gravíssima a situação enfrentada por gestantes pelotenses, obrigadas a fazer os partos no Pronto Socorro pela falta de leitos SUS nos hospitais locais. Segundo o parlamentar, as palavras da diretora do Pronto Socorro, doutora Rosana van der Laan resumem o caos da saúde pública no município: “a situação colapsou”, disse a médica à imprensa.

Obrigadas a recorrer ao Pronto Socorro para terem seus filhos, mulheres e bebês correm risco de infecções, alerta Marcus Cunha. “Já tivemos surto de hepatite C no Pronto Socorro, o que é gravíssimo”, afirmou o vereador.

“Estou pedindo à administração que, diante desta crise, invista em novos leitos de maternidade, porque não podemos aceitar que as mães de Pelotas e seus bebês corram riscos no Pronto Socorro, por mais que sejam feitos procedimentos para mantê-los em isolamento”, disse Cunha.

Ele também lembrou que o ex-prefeito Eduardo Leite diminuiu os investimentos com recurso próprios do município na área da saúde, durante os quatro anos do seu governo. Em 2013, foram investidos 19%, em 2014, 17%, em 2015, 16%, e em 2016, 15%. “Dos 497 municípios gaúchos, Pelotas está na posição 493, ou seja, somos os últimos em investimentos em saúde da população”, completou o vereador Marcus Cunha.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcus Cunha (PDT)

Assista o pronunciamento do vereador na sessão dessa terça-feira (26)