Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Fabrício Tavares debate questões relacionadas a Santa Casa de Pelotas

Vereador Fabrício Tavares debate questões relacionadas a Santa Casa de Pelotas

Publicado em 11/09/2018.
Vereador propôs amplo debate sobre o tema
Vereador Fabrício Tavares debate questões relacionadas a Santa Casa de Pelotas

Foto: Assessoria Câmara Municipal - Lenise Slawski

O vereador Fabrício Tavares (PSD), líder do governo na Câmara Municipal, utilizou a tribuna do Legislativo nesta terça-feira para destacar as questões que envolvem a saúde em Pelotas. A tônica do debate durante a primeira sessão ordinária da semana foi a reunião do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, que tratou da situação financeira da instituição, a manutenção dos serviços essenciais e ainda, a reabertura de 40 leitos SUS no hospital.

Fabrício destacou que a reunião do conselho contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, que também busca de maneira aliada, uma solução para o problema. Em sua fala o líder do governo destacou a defasagem da tabela SUS que prejudica sobremaneira um município como Pelotas, que é referência em atendimento de média e alta complexidade e tem a gestão da saúde municipalizada, de forma plena, ou seja, atende todos os pacientes da região, mesmo nos casos de responsabilidade do estado e da União, como por exemplo, os atendimentos com médicos especialistas e doenças graves, como câncer e cirurgias cardíacas.

Quanto a uma possível intervenção da prefeitura na Santa Casa, proposta pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Marcos Ferreira, o vereador líder do governo foi enfático ao salientar a manifestação do provedor Lauro Melo que disse, de maneira clara, que a Prefeitura nunca atrasou repasses e que o município não deve ser responsabilizado pelos valores devidos pelo estado.

Essa é uma posição inviável. A prefeitura de Pelotas tem arcado com todos os compromissos relacionados a municipalização plena da saúde, está com os repasses em dia para a Santa Casa, como disse o provedor, tem feito investimentos em UBSs e está construindo a segunda UPA, além de manter uma Unidade de Pronto Atendimento funcionando 24 horas por dia. É absolutamente incompatível assumir um hospital do tamanho da Santa Casa neste momento, disse Fabrício Tavares.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Fabrício Tavares (PSD)

Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon

Fique por dentro da rotina