Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Reunião-almoço para discutir problemas do setor de olarias

Reunião-almoço para discutir problemas do setor de olarias

Publicado em 09/10/2018.
Encontro entre empresários e secretários acontece nesta terça-feira na comunidade
Reunião-almoço para discutir problemas do setor de olarias

Foto: Assessoria Câmara - Lenise Slawski

Empresários do setor de fabricação de tijolos e secretários municipais se reúnem nesta terça-feira para discutir alternativas para a regularização das áreas das olarias da Sanga Funda, na zona norte de Pelotas. O encontro está marcado para as 12h no salão social da Igreja Luterana, na avenida Leopoldo Brod e a expectativa é de que seja o pontapé inicial no processo de regularização das áreas das empresas.

O setor de olarias de Pelotas é formado atualmente por 29 empresas que geram, em média, 600 empregos diretos mas não conseguem ter direitos a incentivos fiscais ou linhas de crédito direcionadas para o setor porque as áreas que ocupam – algumas há quase um século – nunca foram regularizadas pela Prefeitura. “Para destas empresas está em áreas que um dia foram públicas e cujas dimensões estão em desacordo com a legislação que prevê sua doação ou ocupação, por isso temos que construir de forma coletiva uma nova lei que permita regulamentar essa situação”, diz o vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT), que atua como porta-voz dos empresários junto à Prefeitura.

Na impossibilidade de contar com incentivos fiscais ou linhas de crédito especiais as empresas locais sofrem com a concorrências de polos produtores de tijolos de outras regiões, como Santa Catarina que têm fornecido o produto para o varejo da região por preços mais baixos que os praticados pelas olarias pelotenses.

Com o apoio da liderança do governo na Câmara Municipal, Marcola pretende propor a construção de um pacote de leis capazes tanto de regularizar a situação das empresas como de criar uma política de benefícios fiscais para as olarias locais.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Marcos Ferreira (PT)