Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Outubro Rosa é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

Outubro Rosa é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

Publicado em 17/10/2018.
Vereador Eneias Clarindo foi o proponente do encontro juntamente com a AAPECAN
Outubro Rosa é tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

Foto: Assessoria de Imprensa - Lenise Slawski

Na manhã dessa quarta-feira (17), o Vereador Enéias Clarindo presidiu a audiência pública alusiva ao Outubro Rosa, alusiva a prevenção dos cânceres de mama e colo de útero.

A composição da mesa se deu através das presenças de Paulo Vasques, Presidente da AAPECAN, Fabiano Gerbaudo, Coordenador da AAPECAN Metade Sul, Vanessa Mattis, Psicóloga da AAPECAN Pelotas, Eliédes Ribeiro, Diretora de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Pastora Elisete de Angelis, Coordenadora do Grupo Missionário de Mulheres da Região 611 da Igreja do Evangelho Quadrangular. Além dos representantes das instituições, também houve a participação de Eva Dias, Magda de Oliveira e Cláudia Silveira, que estão em acompanhamento e passaram por tratamentos para o combate do câncer de mama na Associação.

Em sua fala, Paulo Vasques ressaltou o trabalho da AAPECAN. “Durante os 13 anos de existência da Associação a prevenção e trabalhada junto a informação, uma vez que tratar um paciente custa 40x o valor de prevenção, segundo dados do INCA. Creio que estamos no caminho certo”, destacou o Presidente.

Coordenador da AAPECAN Metade Sul, Fabiano Gerbaudo realçou a grande ocorrência de casos de câncer de mama. “Das 3.200 famílias cadastradas em Pelotas, mais de 15% são casos de câncer de mama. Se diagnosticado precocemente tem-se mais de 90% de cura”, salientou Gerbaudo.

Ao final da audiência, encaminhou-se o pedido para que a conscientização sobre prevenção não se dê apenas no mês do outubro rosa, uma vez que o fomento da conversa e do engajamento gera mais conhecimento sobre sua importância.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereador Eneias Clarindo (PSDB)

Confira as fotos do encontro no Flickr da Câmara Municipal de Pelotas e também a reportagem produzida pela TV Câmara Pelotas