Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fernanda Miranda sobe à Tribuna para falar do caos nas maternidades pelotenses e

Fernanda Miranda sobe à Tribuna para falar do caos nas maternidades pelotenses e

Publicado em 23/10/2018.
Vereadora ainda convocou para audiência Pública no dia 30

A vereadora apontou para o grave problema da redução de leitos no sistema público de saúde nos últimos dez anos, a nível nacional, principalmente na áreas da pediatria e obstetrícia. Na pediatria a redução foi de 26% e na obstetrícia 17%, o que reflete também em nosso município. 

O direito à saúde e a proteção a maternidade são direitos inalienáveis das mulheres brasileiras que devem ser garantidos pelo Estado. Na ocasião, a vereadora Fernanda Miranda denunciou que esse direito vem sendo negado no município de Pelotas. Em reportagem publicada na última sexta-feira (19) no Jornal Diário da Manhã, foi noticiada a crueldade e o descaso com que vem sendo tratadas a saúde e vida das mulheres gestantes pelotenses. Segundo a reportagem, uma gestante que encontrava-se em situação de urgência/emergência não foi atendida pela rede pública de saúde do município por falta de serviços de saúde adequado. Tendo, após dias de buscas e negativas ao atendimento, sofrido um aborto. 

Além dela, outra gestante  em final de gestação, denuncia a precariedade do atendimento público na cidade.

Em agosto, 19 leitos da maternidade da Santa Casa foram fechados. As mulheres pelotenses, muitas vezes já em trabalho de parto, precisam peregrinar na cidade em busca de leito.  Na impossibilidade de internação, as gestantes precisam viajar para cidades próximas para ter seu direito ao parto. Além disso, a vereadora apontou para o grave déficit de ginecologistas nas Unidades Básicas de Saúde do município. 

Nesse sentido, o mandato do PSOL através da vereadora Fernanda Miranda, convida a toda a população pelotense para Audiência Pública que irá tratar do tema: 'Caos nas maternidades pelotenses: A luta pelo direito de parir' que acontecerá na próxima terça-feira, 30 de outubro, às 18h30 no plenário da Câmara Municipal.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)

Assista o pronunciamento da vereadora Fernanda Miranda na sessão ordinária dessa terça-feira (23)


Redes sociais

Facebook  Twitter  Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

TV Câmara

Atendimento ao Cidadão

Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Leis e Processo Legislativo

Licitacon

Fique por dentro da rotina