Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Direito ao sol na hora de construir prédios será tema de audiência nesta quarta-feira

Publicado em 11/06/2018.
Tema integra a discussão do novo Plano Diretor.

Foto: Assessoria de imprensa

O vereador Marcus Cunha (PDT) realiza, nesta quarta-feira, 13/06, às 19h, no plenário da Câmara, audiência pública para debater a importância do critério denominado “Direito ao Sol” no III Plano Diretor de Pelotas. Serão palestrantes a doutora em arquitetura pela Universidade Politécnica de Madri, Celina Britto Corrêa, professora adjunta da UFPel, e Saionara Dias Vianna, arquiteta e mestra em arquitetura e urbanismo pela UFPel.

A preocupação do vereador é que a legislação no município não prevê a necessidade de garantir a luz solar para prédios vizinhos a novas construções. “Já vivemos numa cidade úmida, e se não garantirmos que as casas possam receber a luz do sol durante algumas horas do dia, vários problemas continuarão a ocorrer, como a desvalorização dos imóveis mas, principalmente, os danos à saúde da população por residir em casas insalubres”, afirma Marcus Cunha.

Ele lembra que a preocupação com o direito ao nas edificações já existia na Grécia antiga e também por povos que habitaram a América”. “Hoje, já é uma realidade o uso da energia solar na produção de energia, e quanto mais ensolaradas, mais as edificações poderão aproveitar essa fonte alternativa”, afirma o vereador.

Texto: Assessoria de Imprensa do vereador Marcus Cunha (PDT)