Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência Pública mobiliza moradores do bairro Areal

Audiência Pública mobiliza moradores do bairro Areal

Publicado em 28/06/2018.
O debate foi em torno da mudança das linhas de transporte coletivo que circulam no bairro
Audiência Pública mobiliza moradores do bairro Areal

Foto: Assessoria de Comunicação Câmara | Glem Azevedo

O mandato do PSOL na Câmara esteve na última terça-feira (26) junto aos moradores do bairro Areal, realizando Audiência Pública sobre as modificações no transporte coletivo, que afetaram a rotina dos moradores da localidade. A audiência, proposta pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL), aconteceu na Escola Piratinino de Almeida e contou com ampla participação dos moradores do bairro. Também esteve presente o vereador Antônio Peres do PSB, os representantes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito - STT, e do Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas – CTCP. A população presente foi unânime na reivindicação pelo retorno das duas linhas de ônibus, Posto Fundos e Saint Hilaire. Com as modificações realizadas pela CTCP, as referidas linhas passaram a ser uma única linha circular, ocasionando transtornos para a população, como a superlotação dos ônibus, principalmente em horário de pico e o aumento do tempo de espera pelo coletivo. Também houve aumento do trajeto realizado, visto que a linha faz uma trajetória maior por ser circular.

Os moradores do bairro também apontaram o descontentamento com a forma com que as modificações foram realizadas pelo consórcio. Não houve consulta a população e a informação sobre as alterações foram repassadas pouco tempo antes da efetivação das mesmas. Dentre as demandas reivindicadas pelos moradores do bairro Areal, além do retorno das duas linhas de ônibus, está o intervalo de 10 minutos para cada itinerário; melhorias na sinalização e luminosidade em frente à escola Piratinino de Almeida, bem como instalação de uma parada de ônibus em frente ao educandário. Para além destas reivindicações, pontuou-se que o trajeto circular da linha de ônibus trouxe sobrecarga aos trabalhadores do transporte coletivo, e que a lei da Parada Segura - que garante o desembarque fora do ponto por mulheres, pessoas trans, idosos e deficientes físicos, no período noturno - não está sendo respeitada.

Como encaminhamento da audiência, formou-se uma comissão com representações de moradores do bairro Areal, com o intuito de levar para a Secretaria de Transporte e Trânsito de Pelotas as demandas da população, buscando soluções imediatas para a resolução desta problemática, que tem prejudicado a vida da população usuária do transporte coletivo do Areal Fundos.

O mandato do PSOL na Câmara segue a luta pela melhoria dos serviços prestados à população, cobrando da Prefeitura a garantia de um transporte coletivo de qualidade, que atenda as reais necessidades dos usuários.

Texto: Assessoria de Imprensa - vereadora Fernanda Miranda (PSOL)