Você está aqui: Página Inicial Imprensa Vereador propõe Dia de Conscientização sobre Fibromialgia
Ações do documento

Vereador propõe Dia de Conscientização sobre Fibromialgia

 

    Fibromialgia, condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. No passado, pessoas que apresentavam dores generalizadas não eram levadas a sério, e problemas emocionais eram considerados fatores predominantes para esse quadro. Depois de melhor estudada, concluiu-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. Mesmo assim, a fibromialgia não é reconhecida como doença grave pelos ministérios da Previdência Social e da Saúde, excluindo quem sofre deste quadro dos direitos resguardados pelo Regime Geral de Previdência Social.

 

   Em manifestação na tribuna o vereador Antonio Peres – Toninho (PSB) apresentou projeto de lei que inclui a data de 12 de maio no calendário de eventos do município como Dia da Conscientização sobre a Fibromialgia. “Nosso objetivo não é apenas destacar a data, mas sim somar-se a uma ação nacional para chamar a atenção do governo federal para a importância desta doença que atinge a 8% da população brasileira, e a necessidade de quem sofre com a fibromialgia ter seus direitos previdenciários assegurados”, justificou o parlamentar socialista.

 

   O vereador foi procurado por pessoas que sofrem da doença, o que o motivou a elaborar o projeto. A fibromialgia atinge as articulações nos músculos e tendões e outros tecidos moles do corpo. Segundo relatos, a dor dificulta a execução das tarefas mais simples prejudicando a vida pessoal e profissional do paciente. O tratamento é caro, medicamentos giram em torno de R$ 100 a 200 por mês. Um tratamento baseado nos princípios da medicina ortomolecular com soros para "matar" os micro-organismos que causariam a fibromialgia, custa cerca de R$ 5 mil.

 

    “Dados mostram o quão importante é garantir a concessão de auxilio-doença e a possibilidade de aposentadoria por invalidez a quem sofre desse mal, por isso quanto mais municípios destacarem a data melhor”, completou Toninho.

 

 

 

Acompanhe nosso mandato pelas redes sociais:

Twitter: @ToninhoPeres PSB

Facebook/antonioperes40200

 

 

Michel Burkert, assessoria de imprensa

ANO DE 2017
O que você espera de 2017?

Votos: 1135 Resultado
Mais enquetes
Agenda
« Janeiro 2018 »
Do Se Te Qu Qu Se Sa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
 

Ferramentas Pessoais