Você está aqui: Página Inicial Imprensa Vereador Marcus Cunha propõe consórcio para hospital regional

Vereador Marcus Cunha propõe consórcio para hospital regional

Pedetista retomou o tema na tribuna da Casa

A união dos municípios da Zona Sul em torno de um consórcio para a construção de um hospital regional, totalmente financiado pelo SUS, foi proposta pelo vereador Marcus Cunha (PDT), como única alternativa para a crise da saúde pública.

Em discurso na tribuna, na manhã desta quinta-feira, 08,02, o parlamentar afirmou que nos últimos cinco anos – quatro como presidente da Comissão de Saúde da Câmara – viu se deteriorar, dia após dia, a situação enfrentada por pacientes em busca de exames laboratoriais, cirurgias, consultas e, principalmente, internações. “As pessoas continuam nos corredores do Pronto Socorro, inclusive em macas no chão”, disse.

“A solução definitiva é o hospital regional”, reafirmou Marcus Cunha, que criticou a decisão do governo Temer, apoiado por PMDB/PSDB, de congelar por vinte anos os recursos para a saúde. “O hospital que seria construído pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas) não vai sair mais. Estavam destinados R$ 95 milhões, um valor que poderia ser dividido entre os municípios da Zona Sul para que possamos resolver este grave problema de saúde da nossa região”. Com a construção da área física, a Universidade poderia contribuir com o corpo técnico, com médicos, enfermeiros e pessoal qualificado para atender à população.

Cunha lembrou que a Prefeitura de Pelotas “se endividou em 50 milhões de dólares, o equivalente a R$ 160 milhões com o Fonplata. Se Pelotas pode se endividar em dólares, porque a região não pode fazer um consórcio por um valor muito menor?”

“Em 2013 nos unimos contra o aumento dos valores do pedágio. Foi um movimento que uniu a Zona Sul. Porque agora não podemos nos unir novamente em nome da saúde?, argumentou o vereador.

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Marcus Cunha (PDT)

« Fevereiro 2018 »