Você está aqui: Página Inicial Imprensa Vereador Marcus Cunha alerta: Reforma da Previdência vai abalar a economia de Pelotas

Parlamentar comparou os valores entre benefícios do INSS e do FPM.

Foto: Assessoria de Imprensa

Em discurso na tribuna, durante a sessão representativa da Câmara, na manhã desta terça-feira, 2 de janeiro de 2018, o vereador Marcus Cunha (PDT), alertou para a repercussão negativa da chamada reforma da Previdência que o governo pretende aprovar em fevereiro. E citou como exemplo estudo comparativo entre benefícios do INSS e do Fundo de Participação dos Municípios para Pelotas e Região.

“Em maio de 2017, Pelotas recebeu R$ 92,474 milhões em benefícios previdenciários e R$ 4,303 milhões de FPM. A diferença entre os valores mostra o quanto os municípios dependem dos recursos previdenciários”, disse Marcus Cunha.

Mesmo assim, ano passado, o governo federal cortou 80% dos benefícios em todo o país. Foram cancelados 159.964 benefícios, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. “Além de jogar essas pessoas na miséria, o governo retira recursos importantíssimos para a economia dos municípios e isso terá repercussão também em Pelotas e na região”, afirmou o parlamentar.

Além disso, a reforma também vai retirar direitos dos agricultores, hoje considerados segurados especiais, cuja contribuição para a Previdência não é mensal, mas a partir da nota fiscal que emite. “A sua contribuição acaba sendo maior do que dos segurados urbanos”, explica o vereador. A partir da aprovação da reforma, o agricultor terá que contribuir igual ao trabalhador da cidade, todos os meses.

“O que vai acontecer? Só o chefe da família terá condições de pagar o carnê. A mulher e os filhos não serão segurados”, enfatizou Marcus Cunha, que reafirmou a importância de a população manter-se atenta e mobilizada nas redes sociais, para exigir de seus deputados federais que votem contra a reforma da Previdência.

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Marcus Cunha (PDT)

« Fevereiro 2018 »