Você está aqui: Página Inicial Imprensa Dia do Aposentado é tema de discurso na Câmara

Dia do Aposentado é tema de discurso na Câmara

O dia do aposentado, 24 de janeiro, foi lembrado pelo vereador Salvador Ribeiro (PMDB) na última sessão representativa do recesso parlamentar, em 27 de janeiro. O vereador apresentou dados importantes a respeito dessa parcela da população. A base da Previdência Social no país se deu graças à Lei Eloy Chaves, que se tratava de uma espécie de caixa de aposentadorias e pensões para os empregados das empresas ferroviárias. O modelo deu certo e foi ampliado gradativamente. Para o vereador, é muito justo homenagear os aposentados, já que eles lutaram por anos na construção do país, fazendo por merecer uma vida de qualidade.

Segundo levantamento da Federação do Comércio do Estado de São Paulo até o ano de 2020 o Brasil ganhará mais 4,9 milhões beneficiários. Salvador Ribeiro destacou a situação difícil enfrentada pela classe no Brasil, pois com os salários cada vez mais defasados e a necessidade de gastar grande parte da renda com medicamentos e alimentação, fica muito difícil para o aposentado fechar as contas do mês. O fator previdenciário foi enfatizado pelo parlamentar como uma sombra para a categoria, já que ele reduz consideravelmente os benefícios. Outro problema que, segundo o legislador afeta a classe, é a diminuição de salário anual para aqueles que recebem mais de um salário mínimo.

“O trabalhador que se esforçou durante anos para contribuir com um valor maior para a Previdência, tem a renda reduzida todo o ano”, comentou o vereador. Para Salvador, o aumento deve ser concedido de forma igualitária para todos os beneficiários sem levar em conta se ganha um ou mais salários mínimos.

Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que no ano de 2013 a Previdência Social pagou mais de 16,7 milhões aposentadorias. Há uma estimativa que em 2050 a população com mais de 65 anos quadruplicará no Brasil.

Para cada 10 trabalhadores que contribuem com a Previdência existe um aposentado. Em 2050 estima-se que para cada aposentado haverá três trabalhadores contribuindo, o quer requer atenção do governo federal. O peemedebista encerrou o pronunciamento reforçando o compromisso com os aposentados e os idosos e se colocando sempre à disposição de todos.

ANO DE 2017
O que você espera de 2017?

Votos: 1135 Resultado
Mais enquetes