Você está aqui: Página Inicial Imprensa Confira os temas que foram destaque na sessão desta quinta, 19/02/2015
Ações do documento

Confira os temas que foram destaque na sessão desta quinta, 19/02/2015

Confira os temas que foram destaque na sessão desta quinta, 19/02/2015

Vereador Idemar Barz presidiu as três sessões e vereador Waldomiro Lima secretariou

 

DIONISIO VELOZO

O VEREADOR DIONISIO VELOZO ABORDOU A INVASÃO OCORRIDA NA VILA FARROUPILHA, ONDE MORA, E ESCLARECEU QUE NÃO FEZ PARTE DO MOVIMENTO, PORQUE ENTENDE QUE A ÁREA É DE EXTREMA IMPORTâNCIA JÁ QUE VAI ABRIGAR CERCA DE 200 CASAS PARA MORADORES DA REGIÃO. DISSE NÃO APOIAR O CASO, TANTO A INVASÃO COMO A RETIRADA DAS PESSOAS DO LOCAL, PORQUE ISSO ATROPELA O PROCESSO. APOIOU A CAUSA DO VEREADOR TENENTE BRUNO, QUE BUSCA SENSIBILIZAR O GOVERNO ESTADUAL PARA NOMEAR OS APROVADOS NO ULTIMO CONCURSO DA BRIGADA MILITAR E POLICIA CIVIL.

 

PROFESSOR ADINHO

O VEREADOR PROFESSOR ADINHO FALOU SOBRE A VISITA QUE VAI FAZER NAS OBRAS DA ESCOLA HENRIQUE PETER, NA COLôNIA SANTA SILVANA. ADINHO ACREDITA QUE AINDA ESSE ANO O LOCAL RECEBA A PRÉ ESCOLA, O QUE VAI AUMENTAR DE 32 PARA 43 ALUNOS. SEGUNDO ELE, O MONTE BONITO TAMBÉM VAI SER BENEFICIADO COM UMA ESCOLA INFANTIL. PROFESSOR ADINHO FALOU AINDA SOBRE O LANÇAMENTO DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO E RURAL. DE ACORDO COM O PARLAMENTAR, A FORMA ATUAL DIFICULTA O DESLOCAMENTO, PRINCIPALMENTE, DOS MORADORES DA COLôNIA, OCASIONANDO UMA TAXA DE DESEMPREGO MAIOR.

 

MARCUS CUNHA

O VEREADOR MARCUS CUNHA FALOU SOBRE OS CRITÉRIOS UTILIZADOS NOS GASTOS PÚBLICOS E REFLETIU SOBRE A FORMA QUE O EXECUTIVO TEM ADMINISTRADO O ORÇAMENTO MUNICIPAL. USOU O EXEMPLO DE CAPÃO DO LEÃO, QUE CANCELOU A FESTA DA MELANCIA POR ACREDITAR QUE FALTAM RECURSOS PARA A SAUDE, E LEMBROU AS DESPESAS QUE PELOTAS TEM COM O CARNAVAL E O RECENTE REPASSE PARA OS TIMES DE FUTEBOL LOCAIS. O PARLAMENTAR CRITICOU A FALTA DE ASSISTÊNCIA ÀS UNIDADE BÁSICAS DE SAÚDE, QUE ATUALMENTE NÃO DISPÕEM DE EQUIPAMENTOS BÁSICOS PARA O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO. DESTACOU QUE NÃO VÊ PROBLEMAS NA PREFEITURA REALIZAR FESTAS POPULARES, DESDE QUE A POPULAÇÃO TENHA O MÍNIMO DE ATENDIMENTO, EM SAÚDE E EDUCAÇÃO.

 

TENENTE BRUNO

O VEREADOR TENENTE BRUNO TROUXE A TRIBUNA NOVAMENTE O DECRETO QUE SUSPENDEU A NOMEAÇÃO DE NOVOS CONCURSADOS, INCLUINDO OS ÚLTIMOS APROVADOS PARA A BRIGADA MILITAR, BOMBEIROS E POLICIA CIVIL. NA OPINIÃO DELE, A SEGURANÇA PUBLICA É UM TEMA DELICADO E O GOVERNADOR DO ESTADO DEVERIA CONTER OS GASTOS EM OUTROS SETORES. PARA SENSIBILIZAR A ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL E DEBATER O TEMA, UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI ACONTECER NA CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE, NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA.

 

IVAN DUARTE

O VEREADOR IVAN DUARTE FALOU SOBRE O CARNAVAL E FEZ UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A FESTA PELO PAÍS. NA OPINIÃO DELE, O CARNAVAL É A MAIOR FESTA POPULAR E PELOTAS DEVERIA APROVEITAR, ASSIM COMO ALGUNS MUNICÍPIOS DA REGIÃO, PARA MOVIMENTAR A ECONOMIA LOCAL. O PARLAMENTAR LEMBROU QUANDO O MUNICÍPIO TINHA UM DOS MELHORES CARNAVAIS DO ESTADO E, AO ANALISAR O MOMENTO ATUAL, ACREDITA QUE PELOTAS TEM DESPERDIÇADO ESSA OPORTUNIDADE.

 

SILVIO SOUZA

O VEREADOR SILVIO SOUZA FALOU DE UMA LEI CRIADA EM AGOSTO DE 2008, QUE TRATA DO ADICIONAL PARA OS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA  FAMÍLIA. DE ACORDO COM ELE, ESSA DIFERENÇA NÃO ESTÁ SENDO REPASSADA DA MANEIRA QUE DEVERIA. O PARLAMENTAR ABORDOU TAMBÉM A SITUAÇÃO DAS MERENDEIRAS DO MUNICÍPIO. DESDE 2001, AS PROFISSIONAIS TEM DIREITO A INSALUBRIDADE E ATUALMENTE, DAS TRES SECRETARIAS EXISTENTES, SÓ AS FUNCIONARIAS ALOCADAS EM UMA DELAS RECEBEM A DIFERENÇA. SILVIO BUSCA APOIO NO LEGISLATIVO PARA QUE ISSO SEJA RESOLVIDO.

 

IDEMAR BARZ

O VEREADOR IDEMAR BARZ REFORÇOU A FALA DO VEREADOR TENENTE BRUNO SOBRE A FALTA DE BOMBEIROS, BRIGADIANOS E A RETIRADA DE HORAS EXTRAS. DESTACOU QUE, NO ANO PASSADO, JÁ HAVIA CARÊNCIA NO NUMERO DE HORAS E QUE, ESSE ANO, COM AS MEDIDAS DO ATUAL GOVERNO, A SITUAÇÃO PIOROU. OUTRO ASSUNTO ABORDADO PELO PARLAMENTAR FOI EM RELAÇÃO A UM PEDIDO ANTIGO DE DEMOLIÇÃO DO PRÉDIO QUE JÁ ABRIGOU A ESCOLA JOÃO SIMÕES LOPES NETO, LOCALIZADO NO INTERIOR DO MUNICÍPIO. SEGUNDO ELE, DEPOIS DO DECRETO DE DESATIVAÇÃO, FEITO PELA PREFEITURA, O PEDIDO VAI SER ATENDIDO.

 

CONCEIÇÃO MOHNSAM

O VEREADOR CONCEIÇÃO MOHNSAM CRITICOU A SITUAÇÃO DA CIDADE E A FALTA DE LIMPEZA DAS RUAS. DISSE NÃO ENTENDER O CRITÉRIO UTILIZADO, JÁ QUE NÃO HÁ CONTINUIDADE NO TRABALHO POR PARTE DA SECRETARIA RESPONSÁVEL. ANTES DE FINALIZAR UMA ÁREA, A EQUIPE JÁ SE DESLOCA PARA OUTRO LOCAL. DESTACOU QUE O DIALOGO, ENTRE COMUNIDADE E SECRETARIA DE URBANISMO, É COMPLICADO E FEZ UM APELO PARA QUE O SERVIÇO SEJA REALIZADO COM EFETIVIDADE.

 

EDMAR CAMPOS

O VEREADOR EDMAR CAMPOS LAMENTOU O CANCELAMENTO DA FESTA DA MELANCIA EM CAPÃO DO LEÃO, O QUE NA OPINIÃO DELE, VAI PREJUDICAR AINDA MAIS O SETOR DE HORTIFRUTIGRANJEIROS NA REGIÃO. PARA GAÚCHO, A SITUAÇÃO É CONSEQUÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL ANTERIOR QUE NÃO REPASSOU OS RECURSOS NECESSÁRIOS DESDE OUTUBRO DO ANO PASSADO. FALANDO DO CARNAVAL, CONCORDOU COM O VEREADOR IVAN DUARTE SOBRE A DECADÊNCIA DA FESTA EM PELOTAS. SEGUNDO ELE, PARTE DO QUE ACONTECE ATUALMENTE É CAUSADO PELAS PRÓPRIAS ESCOLAS QUE NÃO BUSCARAM A REGULARIZAÇÃO PARA RECEBER AS VERBAS DURANTE O ANO.

VICENTE AMARAL

O VEREADOR VICENTE AMARAL REFORÇOU O CONVITE PARA A AUDIÊNCIA PUBLICA SOBRE COBRANÇA DE AGUA POR CONSUMO E TARIFA SOCIAL. LEMBROU QUE O MUNICÍPIO PRECISA SE ADEQUAR A LEI FEDERAL QUE TEM ESSA DETERMINAÇÃO. REFLETIU SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA POSSÍVEL ALTERAÇÃO E QUE ECONOMIA DE AGUA PODE SER UMA DELAS. DESTACOU AINDA QUE O PROJETO NÃO ESTÁ FINALIZADO E QUE OS VEREADORES VÃO TER TEMPO PARA ANALISAR E EMENDAR O QUE ACHAREM NECESSÁRIO. EM RELAÇÃO A TARIFA SOCIAL, FALOU QUE OS VALORES VÃO SER OS MENORES DO ESTADO.

 

BETO Z3

O VEREADOR BETO Z3 FALOU TAMBÉM SOBRE A NOMEAÇÃO AOS APROVADOS NOS CONCURSOS PARA A SEGURANÇA. REFLETIU SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL E, DESTACOU QUE A ECONOMIA FEITA PELO GOVERNO ESTADUAL TEM PENALIZADO A POPULAÇÃO, DEIXANDO DESCOBERTO UM SETOR DE GRANDE IMPORTÂNCIA. REFORÇOU O CONVITE PARA O EVENTO REALIZADO EM PORTO ALEGRE NA PRÓXIMA TERÇA FEIRA E COBROU DE OUTRAS AUTORIDADES UMA ADESÃO MAIOR À LUTA.

 

SALVADOR RIBEIRO

O VEREADOR SALVADOR RIBEIRO JUSTIFICOU AS AÇÕES QUE O ATUAL GOVERNO ESTADUAL VEM TOMANDO. SEGUNDO ELE, ISSO SÓ ESTÁ SENDO NECESSÁRIO PORQUE O GOVERNO ANTERIOR NÃO SOUBE ADMINISTRAR O ESTADO E DEIXOU UM ROMBO NOS COFRES PÚBLICOS. O PARLAMENTAR FALOU TAMBÉM SOBRE O DIA 20 DE FEVEREIRO, QUANDO É COMEMORADO O DIA MUNDIAL DA JUSTIÇA SOCIAL. REFLETIU SOBRE O ASSUNTO E A FORMA COMO O PAIS SE COLOCA DENTRO DO TEMA.

 

ANTONIO PERES

O VEREADOR TONINHO PERES FALOU SOBRE A CRISE DE RIO GRANDE E A MOBILIZAÇÃO REALIZADA NO ULTIMO DIA 12 EM FAVOR DO POLO NAVAL. NA OPINIÃO DELE, A MOVIMENTAÇÃO DA COMUNIDADE CHAMA A ATENÇÃO E PELOTAS DEVE SER INFLUENCIADA POR ESSE EXEMPLO. PARABENIZOU A POPULAÇÃO RIO-GRANDINA E DEIXOU O TEMA PARA REFLEXÃO.

 

WALDOMIRO LIMA

O VEREADOR WALDOMIRO LIMA FALOU SOBRE A SITUAÇÃO QUE ESTAVA A AVENIDA CIDADE DE RIO GRANDE, NO NAVEGANTES. SEGUNDO ELE, NEM MESMO OS ÔNIBUS PODIAM UTILIZAR A VIA ANTES DAS OBRAS REALIZADAS RECENTEMENTE PELA PREFEITURA. O VEREADOR CONTOU DA VISITA QUE FEZ A USINA DO ASFALTO, QUE VAI BENEFICIAR AS VIAS MAIS NECESSITADAS DOS BAIRROS E VILAS E OPINOU SOBRE A ALTERAÇÃO NA COBRANÇA DA AGUA. WALDOMIRO LEMBROU QUE HÁ ANOS O SANEP TENTA IMPLANTAR O PROJETO MAS QUE A CIDADE PRECISA DE UMA ESTRUTURA MAIOR. NA OPINIÃO DELE, COM A MUDANÇA, OS MENOS FAVORECIDOS, QUE MAIS CONSOMEM AGUA, VÃO SER PREJUDICADOS.

 

ANDERSON GARCIA

O VEREADOR ANDERSON GARCIA CONCORDOU COM O VEREADOR IVAN DUARTE E DISSE QUE O MUNICÍPIO PRECISA APOIAR O CARNAVAL, NÃO SÓ COM DINHEIRO, JÁ QUE O REPASSE FEITO PELA PREFEITURA, NO ANO PASSADO, NÃO FOI SUFICIENTE PARA A MAIORIA DAS ESCOLAS. LEMBROU QUE INVESTINDO NA FESTA, DIVERSAS PESSOAS VÃO SER BENEFICIADAS. NA OPINIÃO DELE, A CRIAÇÃO DE UM LOCAL QUE CENTRALIZE COMEMORAÇÕES POPULARES SERIA O IDEAL PARA O MUNICÍPIO.

 

RICARDO SANTOS

O VEREADOR RICARDO SANTOS CRITICOU O USO DO DINHEIRO PUBLICO, E DEPOIS DO CASO DOS ALUGUEIS DE PRÉDIOS SEM USO, DENUNCIOU A CONSTRUÇÃO DA PRAÇA MODELO DO BAIRRO DUNAS. O VEREADOR FEZ UM PEDIDO DE INFORMAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO E AO RECEBER A RESPOSTA DA PREFEITURA MOSTROU DESCONTENTAMENTO. A SITUAÇÃO DA OBRA, QUE CUSTOU AOS COFRES PÚBLICOS MAIS DE UM MILHÃO DE REAIS, VAI SER ENCAMINHADA AO MINISTÉRIO PUBLICO. RICARDO SE MOSTROU PREOCUPADO PRINCIPALMENTE PORQUE A EMPRESA RESPONSÁVEL PELA OBRA, E QUE DESCUMPRIU ALGUMAS CLÁUSULAS DO CONTRATO, É A MESMA QUE VAI CONSTRUIR UMA DAS UPAS.

 

LUIZ HENRIQUE VIANA

O VEREADOR VIANA FALOU SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2015, QUE TEM COMO TEMA FRATERNIDADE, IGREJA E SOCIEDADE E COMO LEMA, EU VIM PARA SERVIR. EXPLANOU O ASSUNTO E A INFLUENCIA DA FÉ NA POLÍTICA.

ANO DE 2017
O que você espera de 2017?

Votos: 1135 Resultado
Mais enquetes
Agenda
« Janeiro 2018 »
Do Se Te Qu Qu Se Sa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
 

Ferramentas Pessoais