Você está aqui: Página Inicial Imprensa Atas da Câmara Municipal resgatam história de Pelotas
Ações do documento

Atas da Câmara Municipal resgatam história de Pelotas

Parceria entre Legislativo e IHGPel se consolida e vai continuar

 

    Com a presença do prefeito Eduardo Leite, de ex-presidentes do Legislativo, da vice-prefeita Paula Mascarenhas, autoridades e amigos, o presidente da Câmara, Ademar Fernandes de Ornel e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, Gilberto Demari Alves lançaram, na noite de 27 de abril, no salão de atos da Bibliotheca Pública Pelotense o 3º Volume de “Atas da Câmara Municipal de Pelotas 1853 a 1860”. O lançamento contou com o apoio da Bibliotheca, representada na cerimônia por Daniel Barbier, responsável pelo setor de projetos da instituição.

    Primeiro a se manifestar, o presidente do IHGPel manifestou o orgulho do Instituto pela parceria com a Câmara. “Estamos, com esse trabalho, resgatando e dando visibilidade, aos pelotenses, de fatos passados que poderão servir de norte ou aporte para os dias atuais”. Ele lembrou que a História e a Geografia são ciências usadas pelo homem para registrar fatos importantes que garantem a historicidade do ser humano. Nesse sentido, o resgate da história de Pelotas, por meio das Atas da Câmara, resgatam o passado do município para as gerações presentes e futuras.

    Gilberto Demari Alves agradeceu ao presidente do Legislativo, Ademar Ornel, à diretora-geral da Câmara, Mariluce Kurz Vieira, pelo empenho pessoal na realização do trabalho, à Bibliotheca Pública e “aos que trabalham e trabalharam graciosamente no Instituto para manter-nos em dia com nossa história”.

    O prefeito Eduardo Leite lembrou que, em sua gestão à frente da Câmara, iniciou a parceria com o IHGPel para a confecção das atas e cumprimentou o presidente Ademar Ornel pela sensibilidade em seguir o trabalho que “já se consolida, e que os próximos anos darão continuidade”.

    Ao agradecer as palavras, Ornel salientou que o momento era significativo por representar o registro da história de Pelotas. “Sabemos o nosso papel e a responsabilidade em preservar o passado para a formação de um povo. No Parlamento, discutem-se todos os problemas da cidade, é o lugar onde o povo se manifesta, para onde traz suas angústias, suas lutas”, afirmou.

    No futuro, disse o presidente, esses fatos “servirão de base para conhecermos melhor nossa história”. Ornel também agradeceu à diretora da Casa, Mariluce Kurz Vieira, “na reativação desse trabalho”, e se propôs a lançar mais uma edição ainda em 2015.

    Ademar Ornel salientou a importância da parceria com o Instituto e a Bibliotheca, “instituições da terra”, e disse que pretende buscar junto com o IHGPel a realização do sonho de garantir à instituição um espaço próprio.

    O presidente da Câmara fez a entrega de um exemplar das Atas ao prefeito Eduardo Leite. O vice-presidente do Legislativo, Beto Z3, entregou um exemplar à vice-prefeita, e o presidente do Instituto fez a entrega a Rosa Maria Gomes de Freitas, filha do ex-prefeito de Pelotas, Procópio Gomes de Freitas.

      Compuseram a Mesa, os ex-presidentes da Câmara, José Karini, Pedro Godinho, Edmar Campos e Milton Martins.

 

 

 

 

ANO DE 2017
O que você espera de 2017?

Votos: 1135 Resultado
Mais enquetes
Agenda
« Janeiro 2018 »
Do Se Te Qu Qu Se Sa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
 

Ferramentas Pessoais